A hemoglobina glicada e a confiança nos médicos

Hoje fiz a minha primeira hemoglobina glicada da vida.

Tenho consciência que o resultado provavelmente não vai ser dos melhores.

Já estou até tranqüila com relação a isso, mas estou ansiosa.

O resultado só sai na segunda. Dedinhos cruzados!!!


Uma coisa que ando perguntando: é normal não gostar muito do primeiro médico?

Até agora só fui em uma endócrino e uma nutricionista e fiquei cismada com as duas.


Primeiro a endócrino começou dizendo que a minha diabetes era tipo 2 e que só os comprimidos resolvidos. Sequer deu pormenores sobre a doença, o que é, como funciona, como trata, nada! Até o dia em que fui parar no hospital com a glicemia beirando os 500 e tive que tomar insulina.

O médico do pronto-socorro pelos sintomas e pelo resultado da minha glicemia jejum (293) foi logo dizendo que só podia ser tipo 1 e que eu teria sim que tomar insulina. Explicou direito o que era a diabetes, ensinou a aplicar a insulina, falou sobre a dieta, todos os detalhes. E olha que o cara estava em um pronto-socorro cheio de gente. Fiquei meio passada, me perguntando se é comum um médico trocar ou confundir os tipos de diabetes.

Depois tive um super atraso na minha menstruação. Questionei se podia ser por causa da diabetes que estava descontrolada até então e ela disse que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. Nada! Mas depois pesquisando na internet vi que poderia influenciar sim.


A nutricionista sequer falou sobre as possibilidade de dieta e principalmente sobre a tal da contagem de carboidratos.

E aí? Aconteceu o mesmo com vocês?


Marquei uma entrevista na ADJ, estou com a esperança de ser melhor atendida por profissionais que podem ser mais especializados na áreas.

É uma boa, né?


Acho que se temos uma doença tão delicada como essa e temos que conviver com ela pra sempre no mínimo temos que confiar nos nossos médicos, certo?


Ó, dúvida, dúvidas e mais dúvidas.


Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. Luana, isso é normal... não gostar do médico, tem que ser tipo ginecologista, o cara que vc vai amar e confiar acima de tudo. Procure outros... inclusive nutricionista, né..

    EU tenho uma ótima pra te indicar, ela está em todos os livros de nutrição pra diabetes e contagem de carboidratos, infelizmente não atende convênio, e atende em higienópolis, com o endocrino da minha filha, que é pediatra, por isso nao indico.

    Converse na ADJ sobre médicos, tem uma que dá palestras lá, acho que chama Dra Denise... Escolha um profissional q faz parte da Sociedade Brasileira do Diabetes...isso é importante!

    E diabetes descontrolada atrasa a menstruação mesmo, já já ela desce!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana.. acredito que você deve procurar outro médico. No meu diagnóstico, o meu médico ficou em dúvida se era tipo 1 ou 2, mas antes de qualquer coisa me prescreveu insulina lenta por precaução (para eu não passar mal) e pediu um monte de exames, inclusive os que confirmam a presença dos anticorpos que confirmaram a tipo 1 (anti-GAD no meu caso), portanto acho q se não gostou, procure outro! bjo

    ResponderExcluir