Medo Master: Hipoglicemia

Se me perguntassem qual o maior medo que eu tenho com essa história da diabetes eu diria sem pensar duas vezes: HIPOGLICEMIA.

A hipoglicemia para quem não sabe é a baixa de açúcar no sangue. Eu já tive várias vezes, mas em todas percebi rápido e não cheguei a passar mal de verdade. Mas fica o medo. O medo de passar mal sem ter ninguém que saiba o que fazer por perto. Medo de ninguém me socorrer. Medo de me machucar, de ser roubada, de passar por algo muito, muito grave.

As pessoas tem poucas informações sobre a diabetes e principalmente sobre as hipoglicemias.


Quando fui na ADJ, conheci o Renan, um rapaz que estava participando do Dia a Dia com Diabetes junto comigo.

Ele passou a manhã inteira em hipo, tudo que o pessoal de lá fazia não adiantava.

Ficamos surpresos quando descobrimos que o mal estar dele foi causado por uma receita errada. Na receita, o médico mandava ele tomar todos os dias de manhã 20un de NPH e 20un de Regular.

Não dá nem para imaginar isso.

Só para vocês terem uma idéia, no dia em que passei mal e fui parar no hospital com uma hiperglicemia (o contrário de hipo – excesso de açúcar no sangue) de 423mg, me deram 5un de Regular, que fez o meu açúcar baixar de 423mg para 267mg em uma hora. Agora imagina uma pessoa tomando 20un!!!!


Ficamos todos chocados.

Mas a coisa “piorou” quando a mãe contou que certo dia, depois de tomar a dose absurda do médico, ele saiu e passou mal em um ônibus.

Ela disse que ele ficou 15 minutos desacordado porque ninguém sabia o que fazer.

Chocou? Eu também.

Dou graças a Deus por ainda não ter passado por algo assim. Por só ter tido pequenos sustos, o suficiente para ainda conseguir pedir ajuda.


Mas como esse blog é também para informar vamos ao que interessa:



Vale lembrar que em caso de dúvida trate como hipo. Melhor corrigir uma hipo inexistente do que negligenciar uma hipo existente.


Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

6 comentários:

  1. Ai Luana, tem cada história triste.
    Esse acho que é o pavor maior das mães também viu !

    O ideal é ter sempre na carteira algo dizendo que vc é diabetica e o q fazer caso esteja desacordada...

    Não é facil. Todo o nosso trabalho como mãe, quando os filhos estão na escola, num passeio, é evitar que isso aconteça.

    Nem vou te contar o que ja aconteceu com a Vivi!! Mas que bom que vc consegue sentir a hipo...

    ResponderExcluir
  2. Levo a diabetes numa boa...mas só uma coisa dela que não gosto nada, nada...A HIPOGLICEMIA...tenho verdadeiro pavor!!! Já tive muitas horríveis...é uma sensação de morte!!! Engraçado que no começo, tinha muitas... era praticamente todos os dias..das feias...Ainda bem que vc não tem Luana... Ó uma dica: TENHA SEMPRE DOCES com vc (doce mole fácil de engolir). NUNCA FIQUE SEM!!! Luana, pode parecer que sou neurótica...mas com hipoglicemia, sou total...hehehehe...Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Isso Aí Luana!!!! Hipoglicemia é o bicho!!!! Nosso grande temor.... Sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre ando com melzinho e balas moles e em lugar fácil da bolsa. Além disso, uso sempre meu cartão de que tenho diabetes preferencialmente no bolso da roupa, acho que vai ser mais fácil apontar caso aconteça alguma coisa...

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Monique fui diagnosticada dia 18/12/2010, fazem apenas dois meses.
    O que fazer quando estamos numa situação como essa ???

    Achei legal sua iniciativa de fazer um blog com informações, também tenho um que fiz mais para mim desabafar , pois neste momento ainda estou assustada não tenho nenhum caso na família .
    Quando sai do Hospital não tive informações estou sempre procurando e te achei...
    Meu blog é: http://moniquealcantara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Monique

    Fui diagnosticada pouco antes de você, no dia 06/12/2010. Em situações de hipoglicemia você deve tomar um copo de água com uma colher de açucar ou uma colher de mel ou umas cincos balinhas doces moles ou um suco ou refri com açucar se sua glicemia estiver entre 50 e 70 mg. Se estiver menos que isso é tudo que eu disse antes em dobro, ou seja um copo de água com duas colheres de açucar e assim por diante. Uma boa dica para você entender mais sobre o assunto é participar do Dia a Dia com Diabetes da ADJ, se você mora em São Paulo.

    Se cuida, menina!!!
    Coloquei seu blog aqui do lado.

    ResponderExcluir