Minha primeira lipodistrofia

Já fazem quase quatro meses que descobri a Diabetes e quase o mesmo tempo tomando a insulina e ontem tive a minha primeira lipodistrofia...

Para quem não sabe bem o que é, vou tentar explicar de maneira simples: é uma espécie de carocinho que aparece embaixo da pele, porque aplicamos a insulina muitas vezes no mesmo lugar.

Foi o que aconteceu ontem no lado direito da minha barriga. Acabei aplicando mais vezes na barriga pela facilidade. Minha falta de coordenação motora me atrapalha na hora de aplicar no braço ou no bumbum. Muitas vezes por causa da roupa que estava vestindo não aplicava nas coxas e aí a barriga acabava sendo o caminho mais fácil.

Até ontem. A lipo não foi muito extensa, o caroçinho até que é pequeno, mas bem dolorido. Na hora de injeção doeu bastante.

Aprendi a lição e a importância do rodízio dos locais de aplicação da insulina. Eu já tinha entendido, mas quando dói aí é que entendemos de verdade. Vou me esforçar para aprender a aplicar no braço, é uma boa saída.

Costumo pedir a ajuda de parentes e amigos quando quero aplicar em outros lugares, mas nem sempre temos alguém por perto, não é?

Deixo o link para o blog do querido Marcelo Machado, o Minha Doce Filha, que tem um post só sobre o rodízio. Super interessante!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

14 comentários:

  1. Eu também só aplico na minha Barriga, acho mais facil...
    E esta ficando roxa, é normal?
    E a lipodistrofia, tem cura...


    Melhoras...
    Beijos...Monique

    ResponderExcluir
  2. oie Lu
    finalmente venho te dar oi ne??? desculpe ultimamente ando meio atrapalhada com meus horarios ... e tenho muito mais tempo que antes ... mais pela falta de orgacnizacao sinto que ainda me falta tempo ... mais com o balancar da minha terra e tudo acontecendo ao mesmo tempo ... ficou dificil !!!Ok ... finalmente eu vim ...vou te contar com a bomba a gente nao tem carocinhos ...com a caneta ja tive ... fiquei roxa e tudo mais ...importante sempre e fazer o rodizio direitinho se cuida ta???
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Monique,

    Não é normal não, está ficando roxo porque você não está fazendo o rodízio. Vai fazendo tentativas de aplicar em outros lugares, como a coxa, o braço e o bumbum. Os locais de aplicação precisam de um tempinho para se recuperar senão fica marcado mesmo. Quanto a lipodistrofia, ela vai sumindo com os dias. Desde que apareceu eu evitei aplicar no mesmo local e ela já está sumindo.

    Rô,

    Que bom saber que você está bem e com um tempinho extra. Já estou melhorando nesse negócio de rodízio, espero não ter mais grandes problemas. Eu me cuido daqui e você se cuida daí, estamos combinadas?

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o roxinho é por ter acertado um vasinho, não??

    A Vivi tb teve na barriga, dos dois lados... e agora desapareceu, mas depois de um ano ou mais...

    O problema maior da lipodistrofia é que aquele lugar não absorve a insulina direito. A Vivi teve também no flancos, sabe? Eu acabei colocando a canula da bomba nesse lugar e ela simplesmente não absorveu a insulina, teve hiper de 380.. só depois de trocar de lugar melhorou...

    Vale a pena treinar a auto aplicação em outros lugares quando vc está em casa, com tempo. A Carol Naumann exlicou como faz pra aplicar no braço, e é fácil pq até a Vivi que tem braços curtos, se aplicou sozinha no braço.

    Essa dificuldade com o uso da caneta diminui bastante, viu.. a seringa é bem mais complicada pra auto aplicação.

    Boa sorte moça!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Ni
    O caroçinho já sumiu era bem pequenininho. Estou usando mais a coxa agora que tem mais espaço, sou pernuda... hahahaha
    Já está tudo bem melhor!

    Brigada e bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Achei seu blog hoje e quando li seu "desabafo" senti como se fosse eu. A única diferença é q não bebo, mas sou louca por doce. Sou diabética há 18 anos (desde os 14 anos)e queria poder dizer q é fácil, mas infelizmente não é. Mas como Deus não dá nada além das nossas forças, o melhor é levantar a cabeça, dar a volta por cima e lutar para viver "bem". Que Deus te abençoe e te dê forças. O rodízio ajuda bastante.
    Ediane

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e me vi em vcs, tenham diabetes desde os 9 anos e sempre tive os carocinhos, mas agora tive uma lipoatrofia, onde acontece o contrário, e ela nao some, já fazem uns 4 meses, alguem sabe como tratar disso???
    Se alguem puder me ajudar, mande resposta no meu email adriana.barretto@gmail.com
    Obrigada desde ja!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luana, tudo bem?
    Descobri apenas hoje seu Blog e, com mais tempo, irei ler mais. sei que ajudará muito. Estou diabética há 1 ano e meio, já dependente de insulina. Tenho procurado por respostas quanto ao meu problema mas, médico nenhum (já estive em OITO) me diz o 'porque' de eu estar ficando "furada" onde aplico a insulina. Uso a Lantus e Apidra. Sempre fiz rodízio, seguia direitinho a tabela, mas pense celulites gigantes (como moedas de 50cent à 1Real, para se ter ideia)!!! Isso mesmo! Assim que está ficando. Tenho já uns 14 furos pelo corpo (culotes, nádegas, barriga e nos dois braços). Uma das médicas disseram para eu trocar de insulina, porém, são 4 vezes mais caras das que já tomo! Sem condições! Estou desesperada pois, além de ter de se privar de um monte de coisas, ainda estou ficando horrorosa! nem short uso mais! Vc conhece alguém que tem, ou teve, algo parecido? Quero poder reverter isso.. não aguento mais!
    Muito obrigada, fica com Deus, Denise

    ResponderExcluir
  9. Eu sou diabética a 18 anos, aplicava constantemente insulina na barriga e formei 4 pontos de lipodistrofia. Fiquei meses sem tomar insulina na barriga para ver se regrediam e nada,tive que fazer uma lipoaspiração para desaparecerem...o rodízio dos locais de aplicação de insulina é muito importante!

    ResponderExcluir
  10. Tenho lipoatrofia nos braços, pernas, abdome e nádegas. Usei todas as insulinas do mercado(vale a pena tentar sempre trocar a insulina nestes casos). A razão parece ser imunológica. Os médicos ficam doidos quando pegam um paciente te com o problema e dá muita frustração. Vivo pesquisando o assunto e no momento faço um tratamento experimental que às vezes dá certo e às vezes não dá resultado mas meu médico resolveu tentar uma vez que parece inócuo. Já noto alguma melhora e estou com esperança de sucesso.(http://care.diabetesjournals.org/content/31/3/442.full.pdf)

    ResponderExcluir
  11. Já tenho diabetes há mais de 20 anos, e os benditos carocinhos me acompanham desde o início, já que aplico só na barriga e nas coxas, agora que estou pedindo para o namorado aplicar no braço. Acho que nunca vão sumir, já que para que isso aconteça tenho que parar de aplicar nos locais, mas é muito complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia, demora para sumir sim, mas use os outros locais e poupe esse por um tempo. Você vai ver que aos poucos vai normalizando. Converse com o seu médico e peça para ele analisar a profundidade, se está dolorido, essas coisas, o acompanhamento médico é importante.

      Excluir
    2. Oi, eu tive nos braços, parei com a aplicação nesse local já faz uns 3 anos, diminuiu muito, mais não sumiu totalmente, o que posso fazer?

      Excluir
    3. Rita, dependendo do tamanho da distrofia, ela pode não sumir totalmente mesmo, infelizmente... :(

      Excluir