ASSINEM: Abaixo-assinado pela atualização de lista de medicamentos do SUS

Olá, pessoal

Muitas vezes falei aqui da importância de tomar insulina. De como é importante entender que sem as injeções não vivemos. Sem as picadas morreremos.

Apesar de parecer triste ter que lidar com essa realidade, o fato de termos um tratamento possível já é uma vitória. A descoberta da insulina sintética salva vidas todos os dias e novos avanços chegam a cada ano.

Em um post anterior eu falei sobre o momento em que a minha ficha realmente caiu e que eu senti que minha realidade era outra. Foi o dia em que vi essa imagem:

Sem a insulina ficaria como na primeira foto até morrer. Sei que é duro dizer isso assim, mas as vezes as pessoas precisam de choques de realidade.

Mas assim como a invenção da insulina foi um super avanço, novos tipos de insulina são avanços ainda maiores. Atualmente eu tomo a NPH, um tipo de insulina a que o temos direito por lei. Mas nós do tipo 1, e até uma boa parte do tipo 2, depois de um tempo não conseguimos mais conviver bem com essa insulina (prometo que vou explicar direitinho em uma matéria que estou escrevendo). E então surge a necessidade de partir para coisas melhores.

No meu caso, a médica quer trocar a NPH pela Lantus e pela Humalog. As duas tem ações diferentes e são usadas em momentos distintos. No geral, terei mais controle das glicemias e mais liberdade para me alimentar.

Mas... e é claro que tinha que ter um mas... o governo não dá essas de graça. Uma ampola da Lantus custa em média R$ 400 e da Humalog R$ 100. Sem falar em seringas, canetas, tiras e lancetas. Ou seja, uma pessoa que precisa da medicação e que não tem condições de pagar não tem para onde correr.

Por isso que eu apoio e peço para que todos que me conhecem e que gostem de mim assinem o abaixo assinado desse link. Por meio dele, pessoas muito bacanas farão a tentativa de aprovar uma lei que obriga o governo a dar tipos de insulinas mais avançadas para os pacientes que dela necessitam.

Desculpa o texto que acabou ficando comprido e espero contar com a ajuda de todos.

Muito obrigada!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

3 comentários:

  1. Apoio e peço para que as autoridades ou que as pessoas responsaveis possam lutar pelo direito e pela saúde do ser humana. Afinal todos os dias morre alguém, está na hora de começar a diminuir esse índice e dar mais atenção para a saúde e para os diabéticos.



    Luiz Paulo F. da Conceição

    ResponderExcluir
  2. Luana...essa semana tô perdendo feio... ADMITO!!! O frio me venceu e não fiz nadica de nada de exercício...:(

    ResponderExcluir
  3. Sabe fiquei preocupada com a noticia de falta de insulina moro em ouro branco MG e por aqui ainda tá normal peguei insulina esta semana normalmente, se bem que tomo regular e NPH.

    ResponderExcluir