Mais exames

Hoje saíram mais alguns resultados...

O mais esperado, o Peptídeo C deu 0,52 ng/mL. O que comprova de uma vez por todas que o tipo é 1 mesmo... Vai que...

Para quem não conhece o exame, mais informações:

Peptídeo C (código da AMB 4.07.12.39-7)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de peptídeo C, substância secretada em proporção equimolares com a insulina. É importante para a determinação da reserva de insulina endógena.

Para que serve: auxilia no diagnóstico diferencial de hipoglicemia, na classificação de diabetes mellitus, na verificação da função de células beta pancreáticas e no funcionamento dos transplantes de pâncreas.

- A meia-vida do peptídeo C no plasma é cerca de 5 vezes maior que a meia-vida da insulina, por isso o peptídeo C é um indicador mais estável da secreção de insulina. A dosagem desta substancia pode ainda ajudar na distinção entre insulina endógena e injetável.

Valor de referência: 1,1 a 5,0 ng/mL

Valores aumentados: os níveis de peptídeo C se encontram elevados em insulinomas e diabetes mellitus tipo 2, pacientes com insuficiência renal, hipopotassemia, gravidez e síndrome de Cushing.

Valores diminuídos: estão relacionado a pequena produção de insulina, podendo ocorrer no diabetes mellitus tipo 1, na administração exógena de insulina e em testes de supressão que envolvem substâncias como somatostatina.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Saiu também o resultado do T4 livre, que continuou 1,4. Na média, ou seja, normal.
E saiu também o TSH. Esse eu estranhei! Da outra vez tinha dado 2,5 e dessa vez deu 4,3, quase o máximo que é 4,5.

Mas não vou ficar tirando conclusões precipitadas... Amanhã tem endócrino, vamos ver o que ela diz, né?

Bjinhus



Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

8 comentários:

  1. Legal...hahaha...é tipo 1 mesmo! Eu sabia... Qto ao TSH provavelmente vc tomará uma dose baixa de levotiroxina...devido ao hipotireoidismo...sei lá...tô chutando...rs...Comigo foi assim tb...rs...Bj!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana, que bom q seus exames estão bons. tenho um filho de 7 anos diagnosticado a dois meses com DM1, no momento ele esta super bem, os níveis de glicemias estão ótimos, aplico de manhã a NPH depois é só controlar a alimentação, estamos em "lua de mel". Ele tem um blog se puder espie um pouquinho http://joaopedroeodiabetes.blogspot.com.
    Beijos
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Dani, a médica nem passou remédio... hahahaha Disse que está dentro da normalidade, então fica como está...

    Silvia, muito obrigada. Eu tb estou em lua de mel, pelo menos é o que eu acho já que ainda está "fácil"... Mas vamos que vamos né? Se não podemos lutar contra, melhor lutar a favor. Estou colocando o blog dele aqui na listinha e vou seguir tb!!!

    Bjinhus meninas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, oqie quer dizer quando este pepcidi da o dobro do valor desejado ??? Foi o meu resultado, minha médica não está atendendo e estou nervosa sem saber oqie e isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o que seria o dobro do valor desejado? Qual era, no seu caso, o valor desejado? O peptídeo não dá o diagnostico de diabetes em si, mas ajuda a identificar qual o seu tipo de diabetes!

      Excluir
  5. Quando da o dobro pode ser diagnostico de Diabetes tipo2 ou indicio de problema renal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinei. Em qual exame deu o dobro? Perdão, mas não entendi muito bem o seu questionamento... :( Bjus!

      Excluir
  6. Gente quando da 1,1 é considerado tipo 1 ou tipo 2? Me ajudem !!!!

    ResponderExcluir