3ª Sexta-Feira Azul: Dia Mundia do Diabetes

Olá, pessoal

Luana Alves (Eu) - que estou a 14 dias de completar um ano de diabetes
A campanha continua! E hoje mais pessoinhas entraram na onda azul e participaram do Blue Friday! Olha que bacana!!!

Márcia Alice (minha mamãe)
Karen Karpinscki


Jorge Eduardo Cordeiro

Karla Marrocos

 E como os blue fridays também tem que ser educativos, dessa vez vou colocar aqui uma série que foi veiculada no Jornal da Record há alguns anos. Achei ela bem interessante e completa. Um trabalho de primeira, então nada melhor do que um videozinho para instruir melhor todos vocês!!!

O especial se chamou Diabetes - A Boa Convivência e tem seis episódios. Na legenda, coloco algumas observações minhas:

 
EPISÓDIO 1: Esse primeiro episódio é mais focado na DM1 mostrando a história da Maria Cecília, de 5 anos que já usa bomba de insulina.O episódio mostra ainda o atendimento especial de um hospital que ensina mães como tratar as crianças portadoras de diabetes. E conclui uma coisa que eu concordo: é mais fácil tratar quando é criança, adolescentes e adulto são muito mais relutantes.

 
EPISÓDIO 2: O segundo episódio mostra os desafios na hora de se acertar com a alimentação. Pode-se comer de tudo, mas tem coisas que é preciso mais cuidado. Sem falar da necessidade do equilíbrio. É preciso uma alimentação saudável, sem exageros. Eles usam como exemplo uma família italiana viciada em massas e pizzas! O episódio ainda explica como surge a Diabetes (no tipo 2, vale ressaltar) e as consequências da falta de um tratamento adequado. E ressalta a importância de acompanhamento psicológico e orientação médica, pois só com informação é que os pacientes mudam de atitude!

 

EPISÓDIO 3: Esse episódio é para mim um dos mais tristes, pois mostra as consequências! Pessoas que precisam de transplante após anos e anos de diabetes mal controlada... É por histórias como a da professora Margarida que eu tomo todo o cuidado que posso e consigo!

 

EPISÓDIO 4:  Mais um pouquinho sobre DM1, agora com dois irmãos adolescentes (que usam caneta assim como eu) e uma adulta (sim isso existe). O que eu mais gostei desse episódio foi o enfoque no erro de tratamento, coisa muito comum no diagnóstico de diabetes. Fala ainda sobre as alterações que o emocional pode causar no controle glicêmico. Detalhe: a Graça é mais ou menos como eu, desenvolveu tipo 1 depois de adulta e por causa de forte stress! Fala ainda sobre a hipoglicemia e seus sintomas.

 

EPISÓDIO 5: Esse episódio fala sobre o comportamento dos pais quando a doença é descoberta em uma criança. Bem legal a história da adolescente que aprendeu a enfrentar a doença com um dos Jonas Brothers. Aliás, vale uma visita ao site dele que é bem bacana.

 

EPISÓDIO 6: O último episódio da série mostra a história de diabéticos que vivem mais do que normalmente, praticando exercícios, entre outras coisas. Fala ainda sobre o preconceito (que existe sim) contra os diabéticos. Fala ainda sobre a pré-diabetes, que com cuidados pode ser revertida!

Bom, é isso. Espero que mais uma vez vocês tenham aprendido algo por aí! A série não é a mais perfeita, mas é uma das melhores que já assisti junto a do Fantástico, que também foi bem legal. Informe-se, saiba cada vez mais, se cuide! Dia Mundial do Diabetes 2011 - Educar para Prevenir!

E vale ressaltar: Diabetes NÃO tem cura. Depois de desenvolvida em uma pessoa, só há o controle! Então previna-se e sequer desenvolva!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário: