Café com Blogueiros - BD (ainda sem áudios)

(GENTE, AINDA ESTOU EDITANDO E FAZENDO O UPLOAD DOS ÁUDIOS, MAS LOGO LOGO ELES ESTARÃO POR AQUI!!!)

Olá, pessoal

Hoje eu tive uma manhã super agradável. Fui a um encontro de blogueiros em um hotel aqui de São Paulo. Primeiro curti porque pude conhecer pessoas muito bacanas que eu já conhecia aqui da net. Segundo, porque conversamos sobre vários assuntos super bacanas.

A gente percebe como mesmo pesquisando e lendo muito o tempo todo, sempre temos dúvidas e questões. Abaixo alguns trechos que eu gravei do bate-papo e que ficaram bem interessantes:

Caneta X Seringa

Falamos sobre como foi a primeira vez de tomar injeção e como muita gente demora para saber das canetas e passa anos ou meses usando as seringas, que não são muito práticas. Eu só comecei a usar caneta há uns dois ou três meses e a diferença é gritante!!!

45s - 5m48s

Remédio x Insulina

Achei bem legal também o questionamento da Luciana Oncken, do blog Viver com Diabetes, sobre o que é melhor usar quando se tem essa opção. Para ela, os remédios poderiam fazer mais mal do que a insulina sintética, já que o corpo produz (ou deveria produzir em alguns casos) a insulina, o que seria algo mais "normal" do que ficar tomando medicamento.  A endocrinologista Mariana Porciúncula, da Unifesp, explicou que isso não é verdade. De acordo com ela, se os comprimidos estão controlando a sua glicemia ele só pode estar te fazendo bem. Já os DM1 não tem opção, só lhes resta repor a insulina já que o pâncreas não produz mais.

6m13s - 7m33s

Mulher se cuida mais

Está aí outra coisa que achei muito, mas muito interessante. O Jorge Freire, do blog Nerd Pai, levantou uma questão no Twitter: as pessoas deveriam dizer se conheciam alguém com diabetes. De acordo com ele, foram 40 respostas e na maioria as pessoas conhecidas portadoras da doença eram mulheres. Debateu-se se a doença seria mais incidente em mulheres e concluiu-se que, na verdade, as mulheres vão mais aos médicos e por isso são mais diagnosticadas. Interessante, não?

7m35s -  8m21s

Pré-Diabetes

Falamos ainda sobre pré-diabetes e a melhor maneira de tratar isso. De acordo com explicação da Dra. Mariana, não há um consenso sobre o melhor tratamento para a pré-diabetes, mas que os médicos preferem que os pacientes façam atividade física e dieta do que entrar direto com medicamento. E acrescentou que um estudo feito mostrou que é mais eficiente entrar primeiro com atividade e dieta. 

8m29s - 11m15s

Comprimento das agulhos e refluxo

Outro assunto muito discutido foi sobre a diferença no tamanho das agulhas e o que isso pode mudar na aplicação. E sobre o refluxo, quando volta uma gotinha na hora da aplicação. A enfermeira da BD, Jacqueline Aguiar, explicou que o comprimento da agulha não muda muita coisa na hora de tomar as injeções. Segundo ele, todo mundo tem uma pele de aproximadamente 3mm e por isso qualquer agulha serve para qualquer pessoa. Mas mesmo assim, agulhas muito grandes não são recomendadas a pessoas magras, crianças e adolescentes, pois podem atingir o músculo, tornando a absorção da insulina mais rápida. Ela disse ainda o tamanho mexe mais com o psicológico do que com uma possível dor propriamente dita. Sobre o refluxo, Jacqueline explicou que a melhor maneira de evitar isso é dispensar uma unidade de insulina antes da aplicação e contar um segundo para cada unidade aplicada antes de tirar a agulha da pele. Vou testar para ver se funciona!!!

16h58s - 25m33s

Gestação em mulher DM1

Conversamos ainda sobre os cuidados para uma gestação saudável em mulheres DM1. A Kath Paloma, do blog Diabetes & Você, tinha muitas dúvidas, pois pretende ser mamãe logo logo. Achei bem legal porque também quero meu bebê e já fiquei por dentro de tudo. Segundo a Dra. Mariana, o ideal é que a mulher esteja com A1C menor de 6,5% antes mesmo de engravidar. Também é preciso ter mais controle e manter a glicada abaixo de 6% durante toda a gestação. Isso tudo para evitar riscos para a mamãe e para o bebê.

30m29s -  33m54s

Lipodistrofia

A enfermeira Jacqueline falou ainda sobre o que é e como tratar a lipodistrofia. 

35m25s - 36m43s

No geral, eu achei um momento de muito aprendizado. A BD teve uma iniciativa muito bacana e super aprovada. Aliás, deixo aqui para vocês o telefone do Centro BD de Educação em Diabetes: 0800 011 5097. Qualquer pessoa pode ligar lá para saber mais sobre diabetes, medicamentos e, é claro, sobre os produtos BD. Ele tem um site também com muitas coisas bacana que vou tentar colocar por aqui de vez em quando: www.bdbomdia.com 

E agora as fotos by Kath Paloma:

Blogueiras e suas pulseirinhas!





Dani e o maridão!



Eu e meus estojinhos das canetas!

Minha canetinha!

Dra. Mariana, na ponta de branco, e a enfermeira Jacqueline




Enfermeira Jacqueline Aguiar

Distância da pele para o músculo

Tamanho das agulhas



Nicole Lagonegro - Doce Vittoria e o Diabetes, Dani Yumi - Diabetes e dai?, eu, Kath Paloma - Diabetes & Você - e Lu Ocken - Viver com Diabetes. Conheci também a querida Silvia Onofre, João Pedro e o Diabetes, que fugiu da foto (rs).

Ufa, foi isso. Espero que tenham gostado!!!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

4 comentários:

  1. amei! vcs são do jeitinho que são mesmo na net...rs...bj!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luana! Passando por aqui para dizer que gostei muito de te conhecer, viu? Só uma correção: meu nome está "Ocken" e é "Oncken"... rs... Ah! E sobre a gravidez, vale para todas as mulheres já diabéticas - DM1, Mody ou DM2. Segui esta mesma orientação que a Dra. Mariana passou. Sobre o pré-diabetes, existe uma diretriz da Associação Americana de Diabates: 30 minutos diários de atividade física, reeducação alimentar e cloridrato de metformina. Fiz uma matéria para a Revista Saúde!, da Abril, sobre o assunto. Beijos.

    ResponderExcluir