Bora entrar no Medida Certa???

Tudo mundo assistiu o Medida Certa do Fantástico, certo? Pra quem não viu foi uma séria muito legal mostrando como reprogramar o corpo e ter uma vida mais saudável...

Bom, eu já tenho uma alimentação saudável e cuido disso o melhor possível. Então, falta tomar vergonha na cara e praticar exercício!!! É isso que quero começar amanhã e vou contando tudinho por aqui.

Antes de mais nada vale uma explicação sobre cuidados que o diabético deve ter antes de praticar uma atividade física.

Começando com uma caminhada...
Antes de sair pra fazer o que quer que seja, é preciso medir a glicemia! Sim, tem que ver quanto está! O ideal é que a glicemia esteja entre 100 e 200. Aí você diz: sério? Seríssimo!!! Se a glicemia estiver abaixo de 100, a prática da atividade física vai queimar energia, ou seja, glicose, e aí, meu amigo, você poderá ter uma hipo. Se estiver acima de 200, acontece o contrário, o corpo se confunde com a glicemia descompensada, queima gordura ao invés de glicose e aí ela aumenta ainda mais. E isso não é nada bom, apesar de parecer, porque força o corpo de uma maneira negativa, maltratando o pobre coitado!

Então, se estiver baixa, coma algo, espere um pouco, meça de novo e só se tiver subido vá para a sua caminhada. Se estiver alta, tome bastante água (se for tipo 2) e corrija com a rápida (se for tipo 1) e aí sim corra pra academia. A ADJ tem um serviço gratuito de orientação com profissionais para quem quer começar a praticar um exercício com toda a segurança.

Mas não é só isso. É importante levar balas (ou o que você preferir) para o caso de precisar corrigir uma possível hipo e um glicosímetro para medir em caso de mal estar. Se você só tiver como carregar a bala, na dúvida (se você se sentir mal de uma hora pra outra) corrija como se estivesse com hipo. Melhor chegar em casa e ter que corrigir uma hiper do que apagar no meio da rua, né? Ah, e vê se não vai esquecer de levar água!!!

Vale lembrar aqui que os isotônicos tem carboidratos, então eles não são como água. Não confunda!

Amanhã eu começo, juro que começo... hihihi. Inicialmente, quero perder seis quilos e chegar aos 62 kg. Depois disso, quero continuar praticando pra manter o peso e, é claro, para ter um controle glicêmico melhor do que o que eu já tenho atualmente. Força na peruca, ou melhor, no tênis!!!

Aqui uma matéria que poderá ajudá-los:
http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=2453&idCanal=16

O livro "Tenho Diabetes tipo 1, e agora?", do Mark Barone, pode ajudar muito também, tem dicas muito legais!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. Oi Luana!!!

    Vou te acompanhar nesta nova empreitada, quero ver os resultados, olha lá hien?!?

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia
    Pode cobrar se ver que estou meio lerda... hahahahahaha

    ResponderExcluir