Universidade Cruzeiro do Sul tem programa de pesquisa e atendimento a diabéticos


Estudo irá avaliar a perda da função manual e a sensibilidade em portadores da doença; inscrições para participantes voluntários estão abertas

O Programa de Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul está desenvolvendo um estudo para avaliar e comparar a função manual de diabéticos – especialmente naqueles que possuem o diagnóstico de Neuropatia Diabética Periférica Simétrica, doença do sistema nervoso causada pela diabetes.

“O sucesso na manipulação de objetos é crucial para manutenção de um estilo de vida independente. É sabido que diabéticos têm perda progressiva de sensibilidade, mas não se sabe o quanto isso afeta a capacidade do indivíduo de manipular objetos”, ressalta Dr. Paulo de Freitas, professor do Programa de  Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul.

Será utilizado na pesquisa um aparelho que mede a força aplicada a um objeto quando ele é manipulado. O equipamento detecta mudanças no sistema nervoso em decorrência de doenças neurológicas, tais como Mal de Parkinson, Esclerose Múltipla e Doenças Cerebelares.

Segundo o professor Paulo de Freitas, o programa trará uma aplicação inédita deste aparelho, que pela primeira vez será utilizado para testar os efeitos da função manual em pessoas com diabetes e neuropatia: “Temos como intuito verificar a viabilidade desse aparelho em detectar precocemente mudanças no sistema nervoso de diabéticos, como a neuropatia, possibilitando que seu tratamento seja iniciado mais cedo”, antecipa.

Atendimento a voluntários

O programa está recrutando voluntários para participar do estudo, que passarão por uma avaliação de glicemia, pressão arterial, sensibilidade dos pés e mãos e outros testes importantes na detecção de neuropatia diabética periférica. Os participantes receberão ainda orientações quanto os cuidados com os pés e outros aspectos da diabetes. As inscrições estão abertas até 30 de abril e são destinadas a portadores de diabetes do tipo 1 e 2 entre 30 e 60 anos.

Informações e inscrições
Programa de Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul
Telefone: (11) 9339-3082 (agendar com Kauê Lima)
Local: Laboratório de Análise do Movimento - Campus Liberdade
Endereço: Rua Galvão Bueno, 868 - São Paulo/SP
Inscrições: até 30 de abril

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário: