Vacina da gripe para diabéticos

Ontem fui no posto e aproveitei para perguntar da vacina da gripe. Isso porque já tinha lido muito a respeito da importância do diabético se vacinar já que somos do considerado grupo de risco.

Lá no posto fui informado que os pacientes com doenças crônicas poderão se vacinar a partir do dia 20 até o dia 25/05. E me recomendaram já levar uma recomendação médica. Então se organizem.

No ano passado, fiz um post sobre o assunto e ele pode ser conferido aqui. Mas acabei perdendo a vacinação por um errinho de informação. Na época, a Secretaria de Saúde me informou que os pacientes de doenças crônicas deveria ir DEPOIS de terminar na campanha, quando na verdade era pra ter ido nos últimos dias. Quando eu fui, não tinha mais e aí fiquei sem.

Tive duas gripes fortes no inverno passado e as oscilações glicêmicas foram bem incômodas. Então, esse ano estou me organizando melhor e não vou perder a vacina de jeito nenhum.

Abaixo um artigo sobre o assunto publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes:

Diabetes e vacinação contra gripe

A vacina anti-influenza (gripe) 2012, já está disponível nas clínicas privadas de vacinação. Na rede pública de saúde, anualmente ocorre a partir do mês de abril. Mas vejamos o que diz um especialista em diabetes.
Pacientes diabéticos devem receber vacinas?
Dr. Carlos Eduardo Barra Couri
PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Pesquisador da Equipe de Transplante de Células-tronco – USP – Ribeirão Preto
Coordenador do Departamento de Novas Terapias e Biotecnologia da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Como muitos já perceberam, o tratamento do diabetes é muito mais do que controlar as glicemias.
Pacientes diabéticos de todas as idades (especialmente os extremos de idade) têm maior risco de adquirir gripes e pneumonia. O que a maioria não sabe é que gripes são porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para os diabéticos.
Infelizmente, muitos serviços de saúde e mesmo endocrinologistas desconhecem ou esquecem de informar seus pacientes da importância da vacinação.
Todos os pacientes diabéticos devem ter o seu cartão vacinal em dia e eles podem e devem receber todas as vacinas habituais que todos devemos receber, independente de ser diabéticos.
Há entretanto 2 vacinas que devem ser indicadas para os diabéticos:
  • Vacina anti-gripe: que deve ser aplicada anualmente no outono; não deve ser indicada para menores de 6 meses de idade;
  • Vacina anti-pneumonia: que deve ser aplicada pelo menos uma vez na vida e com reforço após os 65 anos de idade. Não deve ser aplicada em menores de 2 anos de idade.
Com o pedido de vacinação do médico em mãos, a rede pública de saúde é responsável por esta vacinação. Em clínicas de vacinação privadas também é possível fazer a imunização.
As vacinas são intra-musculares e praticamente indolores (acreditem!).
Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário