Quero saber: Hiperglicemia dá câimbra?

Antes de saber que estava com diabetes, fiquei mais de um mês sentindo câimbras todos os dias! Nunca tinha ligado isso a diabetes, mas, pensando agora, depois que controlei minhas glicemias as câimbras sumiram!

Então vamos a mais uma pesquisinha. Segundo a endocrinologista Maria Elisabeth Rossi da Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os diabéticos estão mais sujeitos às câimbras sim. A dor para lá de desconfortável pode aparecer por diversos motivos, entre eles a desidratação provocada pela hiperglicemia.

“O paciente com diabetes pode ter maior ocorrência de câimbras porque elas são mais freqüentes em situações de desidratação causada pela hiperglicemia ou por alterações de eletrólitos, como redução do potássio e sódio, que podem surgir em usuários de medicamentos diuréticos ou em pacientes em hemodiálise. Outras causas são a elevação dos níveis de uréia (na insuficiência renal), redução dos níveis de cálcio (também na insuficiência renal, principalmente quando há vômitos freqüentes), neuropatia periférica e insuficiência vascular arterial de membros inferiores", explica a médica.

Uma hiper só dificilmente causa episódios de câimbra, mas hipers por muito tempo podem sim causar os repuxões e a dor. Por isso, se estiver tendo muitas câimbras vale sim um acompanhamento mais detalhado das glicemias! Na dúvida, anote tudo, consulte o seu médico e beba muita água!

Fonte:
"O diabético está mais sujeito às câimbras?" - Portal Diabetes

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. Obrigado D.pela informação sobre câimbras pos eu estava precisando. Sou diabetes e estou sentindo muitas câimbras

    ResponderExcluir
  2. Fiquei satisfeita com a respota voou procurar o médico

    ResponderExcluir