Quero saber: Gordinho pode tomar insulina com agulhas menores?


Quando comecei a tomar insulina, logo me informaram que por ser adulta só poderia usar a agulha de 12mm. Pouco depois, ouvi um gordinho dizer que por ser gordinho ele também só podia tomar insulina com agulhas maiores. A explicação dada a ele é que só poderia ser essa por causa da gordura localizada.

Pois bem, pouco tempo depois troquei a minha agulha por uma menor ao ser informada que na verdade as agulhas deveriam ser usadas de acordo com o IMC, ou seja, gordinhos usariam as maiores (ainda a desculpa da gordura) e os magrinhos as menores para não atingir o músculo (já que não tem muita gordura).

No entanto, há poucos anos, foi realizado um estudo para entender se a espessura da pele tem alguma relação com idade, peso ou altura. Descobriu-se que raramente a pele tem mais de 3mm, o que significa, que todas as pessoas podem aplicar insulina com as agulhas mais curtas com a garantia de que irá atingir o tecido subcutâneo. Ou seja, o importante é ultrapassar a pele e atingir a região subcutânea. E o mais importante é não aplicar nos músculos, portanto tanto faz a agulha que o gordinho usa... As agulhas mais curtas atigem o subcutâneo, diminuem o risco de uma aplicação no músculo prevenindo a hipoclicemia,  e requerem uma técnica de aplicação mais simples.


Resumindo, é o contrário. Todos podem usar as agulhas menores, mas só os gordinhos podem usar as seringas maiores. Portanto, cabe a cada um correr atrás e ver o que o faz se sentir melhor.

Legal, né? Atualmente, as menores agulhas para caneta tem 4mm e as seringas com menores agulhas tem 6mm. Vejam nesse encarte da BD as técnicas de aplicação de insulina, os vários tipos de agulhas para canetas e outras coisas bem interessantes.

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

3 comentários:

  1. Adorei a materia, nunca tinha pensado nisso... e quando abri o arquivo da BD, nossa, agora entendi porque as vezes sai sangue, porque as vezes doi... ainda sou nova no assunto diabetes rs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suelen

    Que bom que gostou! A ideia é essa mesma ajudar, porque sempre tem algo que podemos aprender...

    Precisando de algo, pode contar!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Perfeita explicação sobre agulhas.mais uma que aprendi nessa nova trilha.obrigado

    ResponderExcluir