[Encontro Nacional de Blogueiros] Vale a pena me expor?

Olá, pessoal

Ontem participei do 1º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas da Saúde que aconteceu aqui na Câmara Municipal de São Paulo. Foi um dia para abrir a mente e o coração, conhecer novas pessoas, reencontrar antigas e aprender muito, principalmente aprender.

Separei algumas coisas para postar aqui e vou colocando aos poucos. Uma delas foi o ponto abordado na palestra "Vale a pena expor sua doença nas redes sociais?" da Dra. Ana Merzel, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Israelista Albert Einstein.

Dra. Ana Merzel  
Eu nunca tinha pensado se valia a pena, até porque o blog foi criado não para ser lido, mas como ele acabou sendo lido por muitos é que se tornou o que é hoje.

Mas pensando sobre o assunto eu respondo que vale sim. Primeiro, porque não acho que não falar sobre a Diabetes vá me ajudar em algo. Enquanto falar me ajuda e muito.

Receber um e-mail ou um comentário de alguém dizendo o quanto o blog ou um simples post o ajudou é recompensador. Alegra meu coração e me dá forças pra continuar seguindo em frente. A batalha é diária e um sorriso mesmo que por palavras sempre vai bem.

Além disso, escrever aqui me ajuda a botar para fora todos os meus sentimentos, bons ou ruins. Como disse a Dra. Ana é uma catarse que alivia, relaxa e reanima.

Por isso fica a dica, mesmo que não seja em um blog, coloque pra fora. Em algum lugar, pra alguém, de alguma forma. Guardar qualquer sentimento não vai ajudar em nada. Diga que está feliz quando a glicada der menos de 7%, reclame quando as injeções doerem, mostre o quanto está triste porque a TPM fez suas glicemias irem para a altura. Se exponha sim, nem que seja só pra você mesmo em um caderninho! Liberte-se!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. adorei suas palavras ....

    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola, Luana. Sou DM 1 desde 1986, e tambem estive la no Encontro de blogueiros e, assim como voce, sai de la pensando em muitas coisas. Uma delas, ampliar a comunicacao com outros diabeticos e diabeticas para, juntos, lutarmos por um atendimento melhor no SUS. O meu blog ainda esta misturado com o portal do meu escritorio (sou advogada e trabalho com pedidos de insumos de diabetes pela via judicial - desde lantus ate bomba de insulina). Alguns dos meus posts sao sobre diabetes pelo aspecto juridico. Alguns sao dicas de bomba de insulina, e outros de coisas bem cotidianas (ate de lugares onde comi e glicemia subiu ou nao subiu). Gostei do seu blog,e acho que mais do que ajudar voce a lidar com a diabetes, tambem ajuda outras pessoas a se sentirem menos sozinhas nesta luta. No dia do encontro, quando vi que quase todas as blogueiras de diabetes se conheciam, fiquei um pouco intimidada de me aproximar assim de supetao, mas gostaria muito de manter contato com todas. Um grande abraco!

    ResponderExcluir