[Opinião] Reportagens sobre diabetes na Globo

Olá, pessoal

Hoje o negócio é expressar uma coisinha que venho vendo por aí... Pensei em escrever esse post no domingo logo após ver a reportagem sobre diabetes que foi veiculada no Fantástico e a repercussão da mesma entre as pessoas com diabetes. Principalmente as pessoas com diabetes tipo 1, mas por falta de tempo não consegui parar para escrever...

Então na segunda-feira vi a reportagem do Jornal Hoje e ontem estava passando no SPTV... Achei até incrível o assunto render tanto em tantos telejornais da emissora e ainda nem é o mês da diabetes...

Bom, mas vamos por partes... Primeiro a reportagem do Fantástico.

Antes de mais nada acho que vale sempre lembrar que 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, aquele que NORMALMENTE atinge maiores de 40 anos, obesos, sedentários e que já tem histórico de diabetes na família.

Pensando nisso, porque julgar tão seriamente o canal de maior ibope da TV por fazer uma reportagem focando esse público? Foi só isso que a Globo fez quando colocou no ar a reportagem abaixo. É isso que a imprensa faz e eu como jornalista sou obrigada a dizer: a mídia busca aquilo que vai atingir o maior número de pessoas e DM2, no caso dos diabéticos, é maior número.

diabetes, carboidratos, insulina, tipo 2, tratamento
Para ver a reportagem completa, clique na imagem
]

É claro que não é para deixar de se enfurecer porque eles nunca falam ou falam muito pouco da diabetes tipo 1. E por isso, devemos sempre insistir para que eles falem de nós e esclareçam mais sobre o nosso tipo.

Mas voltando a reportagem, eu queria destacar um ponto positivo: a tentativa do Fantástico de desmitificar a coisa de que o doce causa a diabetes. Acredito que todo DM1 já cansou das perguntinhas do tipo "nossa, você comia muito doce?".

Então nesse quesito, ponto positivo para a reportagem! E se você aí está pensando "caraca, não é o doce que causa a diabetes?", vai lá e assiste, por favor!

Agora a reportagem do Jornal Hoje, que falou praticamente sobre o mesmo assunto: como as pessoas desconhecem a diabetes, suas causas, seus cuidados, o dia a dia com a doença. Mas aí, nessa, eles resolveram falar do tipo 1. E olha que a explicação foi boa, simples e objetiva. Mas foi só. O mesmo sobre DM1 de sempre. E ao contrário da primeira veiculada no Fantático, muitas pessoas com diabetes tipo 1 elogiaram a reportagem.

Eu concordo que ela foi boa, mas mil vezes melhor do que a do Fantástico só porque explicou rapidamente a diferença entre o tipo 1 e o tipo 2?

diabetes, tipos, sintomas, tratamentos, carboidratos
Para ver a reportagem completa, clique na imagem

A verdade é que falta na mídia reportagens mais específicas sobre a diabetes tipo 1. O brasileiro em geral desconhece esse tipo, a diferença nos cuidados, nas causas. Mas o que eu sinto, de verdade, é que a ciência já começou errando ao dar o mesmo nome para duas doenças, que ao meu ver, são diferentes.

Pra mim, DM1 é uma consequência de uma outra doença, autoimune que causa a destruição das células beta produtoras de insulina. Toda vez que se fala em diabetes a explicação mais simples é: excesso de açúcar no sangue. Isso no DM1 é apenas a consequência de algo maior e talvez mais grave. Algo que não se previne, não se cura.

Talvez seja a hora de dar um nome adequado, que faça as pessoas pelo menos pararem para perguntar o que é e como aconteceu antes de dizer "tadinha, tão novinha, tão magrinha e já tem diabetes".

É isso por hoje!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário