Diabetes e atividade física: cuidados que eu tomo...



Olá, pessoal

Outro dia, a Kath, do blog Diabetes e Você, veio me perguntar como era o meu dia a dia para praticar atividade física... Ela ia começar (espero que esteja firme e forte) e estava com alguns receios...

É, pessoas com diabetes tem que pensar em tudo... Tudo bem que dizem que praticar esportes é importante, mas que dá medo de ter uma hipo daquelas no meio da corridinha na esteira, dá!

Então fiz aqui uma listinha com alguns cuidados que eu tomo e que podem servir pra você aí tb! Lembrando, é claro, que não sou profissional e que é sempre bom conversar com seus médicos antes de começar...

Vamos lá!


1. Sempre medir antes
atividade físicas, exercícios, diabetes   Não basta só ir lá e malhar, você tem que se precaver. Antes de ir pra academia ou para aquela caminhadinha no parque meça a glicemia. Ela tem sempre que estar acima de 100 mg/dl e abaixo de 250 mg/dl. Mais do que isso a pessoa pode entrar em cetoacidose diabética e passar mal. Menos pode dar hipo... Como eu faço de manhã, meço e tomo café da manhã com pão, café e se a glicemia estiver menos de 80, uma fruta. Particularmente, não gosto de ir pra academia com a glicemia maior do que 180 e nunca vou com ela em menos de 120. Coisa minha, né!

2. Sempre coma algo antes
   Mesmo quando eu vou para a academia em horário diferente do habitual eu como algo antes. Se a glicemia estiver entre 125 e 160, como uma fruta ou uma barrinha. Menos faço um lanche.

3. E sempre coma algo depois
   Uma fruta, uma barrinha de cereal, um iogurte com granola... O jantar ou o almoço... Tanto faz. Acabou a atividade física coma algo. Seu metabolismo vai estar acelerado e as chances de a glicemia cair existem. Eu gosto de sempre medir quando termino. Diante disso escolho o tamanho da porção que vou comer. Fica a dica.

4. Sempre leve algo para correção de hipo
   Você pode até deixar o glicossimetro para trás (mesmo não sendo o ideal), mas sempre (e digo sempre mesmo) leve algo para corrigir uma hipo como balas, pastilhas de glicose, glicose em gel, saquinho de açúcar... Tanto faz! Mas leva!!! Principalmente no começo quando você ainda não conhece direito como seu corpo vai reagir.

5. Comece com atividades mais leves
   A aula de jump ou de bike pode parecer superdivertida de longe, mas nas primeiras semanas vá devagar com caminhadas na esteira ou pedaladas calmas na bike. As glicemias mudam bastante quando estamos fazendo atividades físicas. E podem ocorrer hipos severas em atividades mais puxadas como estas. Acompanhe as primeiras semanas, corrija as doses de insulina (se necessário) e mais pra frente com um pouco mais de preparo físico aí sim vale entrar no ritmo frenético!

6. Vá a uma consulta com seu endócrino e sua nutricionista antes de começar
   A atividade física faz sim uma baita diferença. Por isso você tem que estar preparado para as mudanças nas doses de insulina e na alimentação. Antes de começar na academia eu tomava 25 un de NPH de manhã e 10 un à noite, além disso nos lanches da tarde comia apenas fruta. Depois da academia, passei a tomar 22 un de manhã e apenas 6 un à noite. E um dos lanches eu tive que inserir bolachinhas, pois só a fruta era pouco. Como cheguei a essas conclusões? Conversando com as minhas médicas! Sempre!

7. Se possível, tenha o acompanhamento de um profissional
   Se der, é claro, vale uma conversinha com um instrutor físico que te oriente a como começar, a intensidade e como ir aumentando isso para que seus objetivos sejam alcançados. Eu queria chegar aos 62 kg e transformar umas gordurinhas em massa. Além é claro, de melhorar meu preparo físico (morria quando tinha que correr para pegar um ônibus). Hoje já estou mais contente...

Bom, acho que é isso! Essa reportagem aqui da Revista Runners ficou muito legal e bem feita. Vale a leitura!

Gostaram? E vocês, que cuidados tomam?

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

2 comentários:

  1. Luana, estou firme e forte srsrs. suas dicas me ajudaram bastante, esta é minha segunda semana de academia como me dediquei bastante achei q estava preparada para o jump, e até q estava, qdo sai da aula, tomei banho para ir trabalhar, lá estava uma bela hipo...faz parte, estou ajustante as doses de insulina e vamu q vamu.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, no começo é sempre bom pegar mais leve! E fico super feliz de saber que as coisas estão indo bem!

      Excluir