[Quero saber] Parece hipoglicemia, mas não é!

A hipoglicemia é um fenômeno, para alguns, assustador... Para quem não entende, é descontrole... Para quem tem, é chato...

Já falei aqui sobre a minha hipo mais baixa, de 30 mg/dL. Foi um dia horrível e eu fiquei apavorada. Mas com os cuidados certos, nada aconteceu.

Então hoje resolvi falar sobre um outro tipo de hipo: aquela que parece, mas que na verdade (pela taxa de açúcar no sangue) não é.

Antes, um conceito interessante que li neste texto aqui da Dra. Bibiana:
Hipoglicemia é definida como uma queda importante da taxa de açúcar do sangue. Outra definição de hipoglicemia é todo episódio envolvendo baixos níveis de açúcar

Falou tudo! Hipo não é só o fato de a glicemia estar baixa, mas também uma queda importante na taxa de açúcar no sangue.

hipoglicemia, sintomas, diabetes
Guia da Bayer Diabetes Care

Ou seja, uma pessoa pode estar hiperglicêmica há meses (é o que chamamos de diabetes descontrolada, fora do controle), aí ela começa a se cuidar e de repente a glicemia baixa de uma vez para os níveis normais (por volta dos 100 mg/dL). A queda brusca dos anormais 200, 300 para os 100 causa nela a mesma sensação... Os mesmos tremores, fraqueza, tontura, etc, etc...

Algumas pessoas tem a sensação de hipoglicemia mesmo com valores normais de glicose. Isso ocorre quando estão mal controladas há muito tempo. Quando começam a corrigir a glicemia e os valores caem para valores normais, a sensação é de hipoglicemia. Neste caso o melhor a fazer é conversar com seu endocrinologista para controlar o diabetes de forma mais lenta e progressiva.

Então fica a dica: sentiu sintomas de hipo, mede e vê quanto está. Se não estiver abaixo de 70, quando é mais normal sentir os sintomas. converse com seu médico!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

3 comentários:

  1. Vou observar! Pq já tive momentos em que achava que jurava que estava com hipo, mas quando media via que não...rs...Mas agora não me lembro se era uma queda da glicemia que andava meio alta...vou observar daqui pra frente...Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que na gente é mais difícil de perceber esse tipo de coisa, porque dificilmente ficamos por um longo período com hipers... Mas minha mãe mesmo quando começou a controlar sentia hipo com a glicemia em 80, 90...

      Mas estamos de olho, né? Como sempre!

      Excluir
  2. Vivendo e aprendendo. Meu filho estava com os índices desregulados e voltamos à endocrino dele e ela viu que o problema são os hormônios, pois ele está entrando na adolescência.

    Começamos a ajustar as doses e ele sentiu os sintomas de hipo algumas vezes, mas não estava. Então, é justamente pq as taxas estão normalizando, né?

    Ah, conheçam meu blog: http://lidandocomadiabetestipo1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir