[Blogagem Coletiva] Faltou insulina, tira, seringa??? Liga no 136!!!

Começo pedindo desculpa pelo meu atraso, a blogagem foi combinada para o dia 6 e não consegui postar... :( Primeiro porque fiquei dias sem internet, segundo porque era meu aniversário (Ebaaaa).

Mas o assunto é sério, então achei que mesmo atrasada valia parar e dar esse toque...

Quando você não encontra medicamentos e insumos pelo SUS o que faz? Senta e chora? Faz um post no Face xingando meio mundo? Liga pro Programa do Ratinho?

É, essas coisas podem até funcionar, mas na verdade você devia ligar pro 136! Esse é o número da Ouvidoria do SUS, um departamento lá dentro do Ministério da Saúde que está à disposição para ouvir suas reclamações e dar um jeito na situação.

É mais ou menos como denúncia de roubo na polícia, você faz o registro da queixa e depois vai acompanhando o desenrolar. Com esse registro, o Ministério da Saúde vai poder saber ainda os lugares com mais problemas na distribuição dos remédios e insumos, etc.

ouvidoria do SUS, SUS, insumos, insulina, tiras reagentes, 136, seringas, diabetes

Eu nunca usei, na verdade eu nem sabia. Mas já coloquei o número dentro da bolsinha do glicossímetro e nunca mais vou deixar passar. Porque não adianta só comentar com a vizinha ou reclamar pros amigos do Facebook, sua reclamação tem que chegar na fonte do problema e eles não tem como resolver se não souberem...

Depois é acompanhar o desenrolar da queixa e cobrar a ação do SUS.

Há ainda a opção de denunciar por e-mail: ouvidorsus@saude.gov.br

Só nós podemos correr atrás dos nossos direitos. Não se cale! Reclame!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário