Tentando organizar os rodízios de insulina e dextro...

Olá, pessoal

Com a correria de trabalho mais freela percebi que estava meio desorganizada quanto aos locais de aplicação de insulina e dedinhos de medir a glicemia...

A barriga, que pra mim foi sempre o local de mais fácil acesso, e o anular da mão direita viraram alvos fáceis e com isso roxinhos e marquinhas voltaram a surgir.

Pensando nisso montei um esqueminha para me organizar melhor e achando que isso pode ajudá-los vou compartilhar a ideia aqui.

É bem simples! São duas folhinhas.

Uma com todos os locais onde é possível aplicar a insulina. Coloquei os cinco: braços, barriga, flancos, bumbum e e coxas.

Na outra coloquei as mãos e os dedos.

Depois dividi em esquerda e direita. E por fim em superior e inferior para as partes do corpo e dentro e fora para os dedinhos.



Por superior e inferior eu entendo parte mais alta e mais baixa da parte do corpo escolhida. Por exemplo, coxas, parte inferior é da metade da coxa para baixo e superior é a metade pra cima. E assim por diante.

Já o dentro e fora dos dedinhos é bem simples. Eu abro a mão com a palma virada pra mim. O ladinho que está pro lado do meu corpo é dentro e o que está para o lado contrário ao corpo é fora.

Mas é claro que cada um pode fazer o seu.

Com as folhinhas prontas eu sigo algumas regrinhas que montei pra mim mesma.

1) Pintar o quadradinho sempre que o local receber furinho.

2) Só posso mudar de linha depois que a linha inteira for preenchida. Criei essa regrinha aqui mais para o rodízio da insulina, porque às vezes estamos em locais em que fica complicado aplicar nas coxas por causa da calça jeans, por exemplo. Pensando nisso, sempre dou preferência para aplicar nesses locais de mais difícil acesso, deixando os mais fácil para as ocasiões mais complicadas. Ou seja, se estou em casa ou no trabalho, vou ao banheiro e aplico no bumbum ou nas coxas. Assim sobra braço e barriga para os lugares mais públicos.

Além disso tenho usado uma cor diferente por dia. Dessa forma consigo visualizar quantas vezes apliquei insulina e medi a glicemia em cada dia. Uma ferramenta que vale por duas.

Usei essa semana inteirinha e a tabelinha já está sim! Bonitinho, né?


Cheguei a pensar em montar um modelinho em PDF para impressão e disponibilizar para quem quiser. Esse eu fiz a mão mesmo. O que vocês acham? Querem? Se muita gente pedir, eu faço, ok?

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

3 comentários:

  1. Estou encantada com tanta organização e é muito prático! Ah faz sim, eu quero! Vai ser muito útil pra minha filha! E pra muitos diabéticos, tbém!
    bjin
    http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está nos meus planos montar um modelinho em PDF! Logo logo por aqui, ok!

      Excluir
  2. Adorei, vou tentar aqui. Com meu filho é um luta esse rodízio

    ResponderExcluir