[Pelo Mundo] Por que escrever sobre como é a Diabetes em outro país?


De tanto ouvir falar sobre como o Brasil é atrasado ou ainda sobre como o Governo nos abandona ou ainda, melhor, sobre como pouco se sabe sobre Diabetes aqui no Brasil. Um dia me peguei pensando sobre se lá fora as coisas são mesmo muito diferentes e melhores.

No ano passado eu tinha ido visitar o meu tio nos Estados Unidos e quando voltei me perguntaram várias coisas que eu não sabia responder. As coisas lá fora são mais baratas? É mais fácil o acesso às novas tecnologias? Eles tem um tratamento melhor? Há erros nos diagnósticos? E eu não tinha procurado informações sobre nada disso na época.

Então esse ano quando resolvi voltar para lá, pensei: por que não aproveitar as férias e a viagem para tentar responder, nem que seja para mim mesma, algumas das perguntas que me fizeram quando voltei no ano passado?

Com isso em mente relacionei tudo o que eu gostaria de saber:
* Nos Estados Unidos, como é quando uma pessoa é diagnosticada? Há erros no diagnóstico?
* Por lá, o Governo dá algum medicamento de graça? Como é o acesso aos insumos?
* As coisas (tabletes de glicose, glicossímetro, tirinhas, etc) são mesmo mais baratas do que no Brasil?
* Que tipo de associações há e o que elas oferecem? Há algum tipo de ativismo?

Eu fui com esses e outros questionamentos e voltei com uma bagagem pessoal tão grande que não vejo porque não compartilhar com vocês. Dividi tudo que absorvi em posts que ainda estou escrevendo e que aos poucos vão aparecendo por aqui!

Alguns eu já postei e você pode ler aqui.

Espero que gostem. E qualquer dúvida podem deixar nos comentários!

Até!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário