Diabetes x Alcóol

Olá, pessoal

Nada como o mês do Carnaval para trazer à tona um assunto tão polêmico: pessoas com diabetes podem tomar uma gelada?

E eu te respondo, até pode, mas nada de ficar enchendo a cara. Mas é claro que eu não vou afirmar isso assim sem mais nem menos, até porque eu bem tomo minhas cervejinhas e meu vinho de vez em quando. Então fui atrás de umas fontes mais confiáveis... Rs!

Nessa reportagem do portal Minha Vida, uma nutricionista explica que a pessoa com diabetes pode sim consumir bebida alcóolica, mas que é preciso prestar atenção a alguns detalhes:
"O consumo é permitido, mas com alguns cuidados: de forma moderada e sempre junto a uma refeição, pois o consumo isolado pode levar a hipoglicemia (baixa nas taxas de glicose sanguínea) ou dificultar a recuperação de uma crise hipoglicêmica, já que o uso de insulina e de outros medicamentos para controlar o diabetes é feito para baixar a glicemia, e o álcool tende a diminuir ainda mais estas taxas, o que pode levar a um quadro crônico", explica a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Hospital Bandeirantes. 
A ADJ fez uma listinha bem legal com alguns toques:
• Nunca ingerir álcool quando a glicose no sangue está baixa (hipoglicemia);
• Nunca ingerir álcool com estômago vazio, já que a presença de alimentos no estômago retarda a absorção do álcool;
• Comer pequenas porções de carboidratos enquanto se ingere bebidas alcoólicas e maiores quantidades quando estiver fisicamente ativo;
• Não esquecer de hidratar-se adequadamente, pois o álcool produz desidratação, que pode ser agravada se o açúcar no sangue estiver alto. Preferir bebidas isentas de calorias;
• Avaliar a glicemia antes, durante e após o consumo de bebidas alcoólicas e antes de dormir, e corrigir a glicemia de acordo com a orientação médica. Em geral, não dormir com glicemia menor que 100mg/dl.
Tudo com moderação é permitido. E acho que isso é o mais importante de falarmos sempre. Sou contra proibições totais e totalmente a favor da informação. É importante saber os males e também os benefícios de tudo para tomar as decisões mais acertadas.

alcóol, bebida alcóolica, diabetes, cuidados, riscos, benefícios
Foto by Photl


Encontrei, por exemplo, duas reportagens falando sobre os benefícios do consumo moderado de álcool. Essa aqui do site do Drauzio Varella e essa outra do Diabeticool. Em ambos os textos, uma informação muito importande: a quantidade considerada moderada.
 Por diferenças na capacidade de metabolizar o álcool, nas mulheres esse limite equivaleria a 12,5 gramas, metade da dose estabelecida para os homens. Duas latinhas de cerveja, dois copos de vinho ou duas doses de bebida destilada, equivalem mais ou menos às 25 gramas de álcool estabelecidas como limite para os homens. - Site Drauzio Varella

Então agora que você já sabe as dosagens, os males e os benefícios escolha por você mesmo. E se escolher beber, tome cuidado sempre!

Até a próxima!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário