Audiência pública discute a instituição da Semana Estadual da Diabetes Tipo 1

Olá, pessoal

Estou pra falar há um tempinho sobre um assunto e finalmente paro para escrever a respeito.

Você já ouviu falar sobre o projeto de lei 415/2015? Em maio, fui a uma audiência pública na Assembleia Legislativa onde o assunto foi esse projeto que pretende implantar a Semana Estadual do Diabetes Tipo 1.

Você pode até me perguntar: mas por que uma semana estadual especificamente do diabetes tipo 1? Eu te respondo com outra  pergunta: quando você disse que tinha diabetes tipo 1, quantas pessoas sabiam a diferença? É, pessoal, sabe-se pouco sobre diabetes no Brasil e menos ainda sobre o tipo 1. Então, por que não? Toda caminhada começa com um passo e esse seria só o primeiro.


O projeto de lei, de autoria do deputado Gil Lancaster, pretende autorizar por uma semana todos os anos a "promoção de seminários, debates e eventos cuja temática será o diabetes tipo 1 em todos os seus aspectos".

O mais importante disso tudo é ter a certeza de que pelo menos uma vez por ano vamos parar para discutir temas voltados à inclusão social dos portadores e ainda as políticas públicas voltadas para a área.

Resumindo o que alguns dos participantes disseram, ressalto as palavras do Dr. Fadlo Fraige Filho que disse claramente que gasta-se no Brasil milhões tratando as consequência de uma diabetes mal cuidada, enquanto não se disponibiliza insulinas melhores gratuitamente aos pacientes. Tema que foi reforçado pelo Dr. Luis Eduardo Calliari, da Unfifesp, que especificou o tratamento dado hoje pelo governo aos pacientes. Já a Dra. Karla Melo, da SBD, falou sobre as políticas públicas e a necessidade da melhora desse tratamento.



Basicamente tudo o que eu concordo e sempre digo. Hoje, o Brasil gasta muito dinheiro tratando consequências como tratamentos de hemodiálises, enquanto poderia gastar o mesmo dinheiro oferecendo um tratamento mais digno às pessoas com diabetes. Uma questão de bom senso?

Por isso, acredito sim que a criação da Semana Estadual da Diabetes Tipo 1 pode ajudar e muito a colocar a diabetes em pauta. O deputado Gil Lancaster assinou ainda outros quatro projetos que vão ser discutidos na Assembleia:

1) Atendimento diferenciado ao paciente com diabetes nas unidades de saúde
2) Fornecimento aos pacientes de noções básicas sobre diabetes tipo 1 antes de qualquer encaminhamento
3) Cardápio especial nas escolas
4) Armários para os portadores poderem guardar os seus insumos nas escolas

Todos passinhos pequenos rumo a um Brasil melhor para as pessoas com diabetes, independentemente do tipo!

Ficamos na torcida!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário