SBD, SBEM e ABESO pedem ao Governo Federal o fim das gorduras trans

Você aí conhece os malefícios das gorduras trans? Sabe pelo menos o que são e onde estão essas gorduras?

A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O que preocupa mesmo são as gorduras usada pela indústria", explica Samantha Caesar de Andrade, nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. - Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/gordura-trans-471120.shtml

Biscoitos, sorvetes, salgadinhos, margarinas e outros tantos produtos industrializados estão cheios de gorduras trans. As caras podem ser apetitosas para alguns, mas os males que ela causam são de assustar:

O aumento de gorduras trans nos alimentos reflete, consequentemente, altos índices de ingestão. O resultado direto são malefícios à saúde: “Embora seja de origem vegetal, a trans é modificada industrialmente e, graças a esse processo, o corpo humano não consegue absorvê-la. Mas, além de sua inutilidade, ela é responsável por diminuir o colesterol bom (HDL) e aumentar o ruim (LDL). Ou seja, só faz mal”, enfatiza Roseli. Outro efeito negativo, igualmente sério, é que a substância provoca o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos: é a chamada de aterosclerose, uma espécie de fator-chave para a ocorrência de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral (AVC). - Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/gordura-trans-e-seus-maleficios-a-saude/1679/#
É por isso que a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologoia) e a ABESO enviaram uma carta ao Governo Federal pedindo o fim da comercialização e produção de produtos com gorduras trans, seguindo o exemplo de países como Dinamarca, França e Estados Unidos.

Para ler a íntegra da carta basta clicar na imagem abaixo:

Clique aqui

E você? Apoia essa causa? Então compartilha nas redes! Quanto mais barulho, mais chances temos de fazer nossa opinião chegar lá no Ministério da Saúde!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário