[DataDiabetes] Você sabe qual é o perfil do paciente com diabetes no Brasil?

Em 2013, o IBGE divulgou dados que mostram o perfil dos pacientes maiores de 18 anos com diabetes no Brasil. Mesmo sendo de quase dois anos atrás, os números podem surpreender e muito. E ajudam a entender melhor as pessoas adultas que convivem hoje com essa doença em nosso país.

Vale ressaltar que os dados são relacionados apenas aos entrevistados que afirmaram ter o diagnóstico médico de diabetes. E levem em consideração ainda que no Brasil há estudos que apontam que 50% dos pacientes com DM sequer sabem que tem a doença. Mas vamos a análise que não deixa de ser interessante.

Vamos começar pelo Brasil como um todo? Em 2013, o país tinha um total de 9,1 milhões de pessoas com diabetes, mais ou menos, 6,2% da população. A maior concentração de casos está na região sudeste, como é posível ver no gráfico abaixo:


Passe o mouse pelos círculos para visualizar os dados

No entanto, quando falamos em proporção dos casos em relação ao total da população de cada estado, o gráfico muda bastante e vemos que, na verdade, a epidemia é generalizada:


Do total, 59,6% são mulheres, enquanto os homens detém 40,4% dos casos. A maioria dos pacientes tem entre 30 e 59 anos (45,1%), seguidos pelos que tem entre 65 e 74 anos. Quando falamos em nível de instrução: 60% tem fundamental incompleto ou nenhuma instrução. E mais da metade, 51,6%, é branca.



Abaixo um infográfico com as principais curiosidades da base de dados sobre diabetes do IBGE:


Esses dados nos mostram que o Brasil pode ser bem diferente, mas mais igual do que parece. Nosso país inteiro vive uma epidemia de diabetes e pouco se fala sobre o assunto. Hoje, o número acima já deve ter aumentando uns 30%, pesquisas já mostram que hoje devemos ter mais de 13 milhões de casos.

A diabetes não atinge só um grupo social ou de determinada idade, atinge todos. Qualquer um pode ter diabetes e os casos não param de surgir. Cabe a todos nós fazer um pouco, conscientizar os que estão próximos, criar uma corrente, chamar a atenção dos nossos governantes para combater e melhorar a qualidade de vida dos que já tem essa doença.

Espero que tenham gostado! Compartilhem! Espalhem essa informação por aí!

E logo logo mais novidades com dados sobre diabetes no Brasil e no mundo.

Deixa aqui no comentário o que você gostaria de saber! Qual a sua curiosidade?

Até a próxima!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

3 comentários:

  1. Luana, no Brasil não temos dados concretos sobre menores de 18 anos com diabetes, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah
      Não encontrei nada e acho que falta no Brasil este tipo de mapeamento. Mas continuo procurando! :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir