#DMD2015: Tenho diabetes e posso comer o que?


"Nossa, se eu tivesse diabetes acho que morria!!! Não conseguiria ficar sem comer nada"

Toda pessoa com diabetes já ouviu isso umas mil vezes. Mil vezes mesmo. Acredita-se desde os primórdios que a pessoa com diabetes não come. Cresceu-se ouvindo isso e vai ter gente que pelo jeito vai morrer acreditando. Pois eu tenho uma informação interessantíssima para você! Chega mais perto:

EU POSSO COMER DE TUDO!

Sim, sim! Mas eu posso comer de tudo saudavelmente! Igualzinho a maioria deveria fazer. O problema não está em quem tem diabetes e aprende a comer direito, mas sim em quem não tem e acha que come direito.

As recomendações nutricionais para esses indivíduos não são tão diferentes da população em geral. A pirâmide alimentar é um guia com o objetivo de propiciar uma noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que devem ser consumidos ao longo do dia. Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água
Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/alimentacao-para-diabeticos.aspx
O indivíduo com diabetes, assim como o não portador de diabetes , deve ter uma alimentação variada, com conteúdo balanceado de nutrientes, rica em grãos integrais, frutas, vegetais, carnes e laticínios magros.
Fonte: http://www.diabetes.org.br/pdf/manual-nutricao-publico.pdf
A população deveria aprender a comer como o paciente com diabetes come. Assim poderíamos prevenir futuros casos de diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto e por aí vai.

CC0 Public Domain

Hoje, graças à Diabetes, eu como muito melhor e olha que eu não comia mal não, hein! Aprendi a comer a cada três horas, praticamente zerei o consumo de bebidas com açúcar e coloquei mais porções de frutas. O benefício: estou com o mesmo peso há pelo dois anos!

Comer bem é benefício, não é sacrifício!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário