#DiabetesLA: O susto do tal corte do programa Farmácia Popular

Há alguns dias fomos pegos de surpresa com a notícia de que um dos programas de distribuição gratuita de medicamentos do Governo Federal seria cortado. Todos saímos correndo em busca de informação, todos que de alguma forma são beneficiados.

Eu pego na Farmácia Popular o Glifage XR 500 (metformina para diminuir a resistência à insulina) e a insulina NPH em refil de 3ml para caneta (o posto de saúde só dá a embalagem de 10ml para usar com seringa e eu uso caneta). Não pago nada pelos dois, nem um centavo. Juntos dariam uns R$ 150 por mês. Pouco diante de outros medicamentos, mas já não são os melhores do mercado e eu já pago imposto, portanto tenho direito a eles.

Saber do corte, foi assustador. A primeira coisa que pensei foi: "já é uma luta conseguir medicamento nesse país, o pouco que dão vão cortar?".

Já não temos as melhores insulinas (as análogas), os melhores tratamentos (bomba de insulina, por exemplo) ou sequer os melhores aparelhos de medir a glicemia (aqueles que usam menos sangue). Já pagamos os maiores impostos! Somos mais de 13 milhões, uma das maiores causas de internação e mortes e o governo olha com tão pouco...

No mesmo dia descobri que remédios para diabetes não sofreriam cortes, que continuariam sendo distribuídos gratuitamente. Mas isso tudo só serviu para lembrar como o Brasil está atrasado e como é negligente.

O governo, seja ele federal, estadual ou municipal, só dá o básico, quando dá. Para tudo é uma luta! Não basta estar doente, tem que entrar com processo administrativo pedindo insulina melhor e ver o processo ser negado. Ter que entrar com processo judicial, gastar com advogado, ganhar e ver o remédio não chegar.

Falta respeito, falta preocupação, falta responsabilidade. Falta tanto que a gente não vive, sobrevive!

Deixo aqui meus sentimentos aos que serão realmente afetados pelo corte e minha oração para que o governo volte atrás. Fica meu pedido para que olhem mais por todos nós e usem melhor o nosso dinheiro. Fica minha esperança de dias melhores.

Aproveito para somar a minha voz a do querido Marcelo, do MiDiabetes do Chile, que tem feito por lá uma belíssima campanha de melhora do tratamento de diabetes. E que o #BombadeInsulinaALAUGE seja um sucesso! Será!

Unknown

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário