Olhando assim nem parece tão difícil, né? Mas eu ainda tenho algum tipo de dificuldade com cada item desses e é neles que eu quero focar e melhorar em busca do último e mais importante: melhorar a glicada!
Comer melhor

Também já inclui mais frutas, pelo menos duas por dia, e leite, que nunca bebia. Optei pelo Molico que tem uma boa quantidade de cálcio e é fácil de misturar com água fria. Não tem nada a ver com a diabetes, mas é importante tomar. Também estou diminuindo o doce. Por mais que a contagem de carboidratos permita isso, percebi que no ano passado dei uma exagerada e nem sou tão assim de açúcar, então bora minimizar.
Tenho assistido um programa muito legal que passa na Sony chamado "Comer bem, que mal tem?". Lá o especialista em nutrição e gastronomia funcional, Flávio Passos, dá dicas bacanas e receitas que parecem bem apetitosas Vale a pena conferir!
Mais atividade física

Agora coloquei metas mais realistas e possíveis. Primeiro, ir pelo menos duas vezes por semana na academia. Nas duas primeiras semana, eu cumpri! Essa última semana fui uma vez só, porque peguei um baita resfriado e fiquei bem mal. Mas já estou melhor e semana que vem volto com tudo!
Outra meta é participar de uma corrida de 5K. E estou treinando. Sai dos iniciais 1,2K e já consigo chegar no 3,5K. Estou usando um aplicativo chamado Move.Me, do Move Brasil, que tem ajudado bastante. Com treinos semanais, você vai aumentando o seu condicionamento. O objetivo final, que deve ser alcançado em nove semana, é conseguir correr 5k ou 30 minutos. Acho que agora vai!
Glicemias menores de 180

Antes de mais nada, medir todas as vezes necessárias. Eu sou esquecida. Como e esqueço de medir depois. Acordo esganada e saio logo comendo, depois lembro que tinha que ter medido. Sem medir, não tem como saber como a glicemia está e nem como agir para mantê-la dentro dos parâmetros necessários.
Aí vem o passo 2, sempre corrigir. SEMPRE! Vira e mexe vê um 200 e pouco depois de comer e não corrige achando que até a hora de comer de novo terá baixado. Aí chega pra comer com 190. Ou seja, tudo errado. Temos que usar as medições a nosso favor, usando as insulinas para manter tudo dentro do esperado.
E por último, não pular basal. Ok, provavelmente só eu faço isso. Mas em dias em que eu não como muito e durmo muito, como domingo, eu pulo a basal e tento controlar só na ultrarrápida. Conclusão: nem sempre dá certo. Então esse ano quero parar de vez com esse péssimo hábito. Sempre comendo e sempre aplicando a basal.
Glicada menor de 7%

Mas é por meio dela que eu visualizo se posso melhorar e se melhorei. É o único exame que para mim mede a realidade do meu tratamento no longo prazo. Então tenho sim como um objetivo! E vou alcançar!
E assim eu entro nesse 2016, cheia de planos e coisas para colocar em prática. E você? Quais são os seus objetivos???
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário