#DiabetesLA: Existe advocacy em diabetes no Brasil???

diabetes, advocacy, diabetesLA

Há algum tempo o termo advocacy vem crescendo no Brasil. As ações nesse sentido começam a aparecer e as pessoas aos poucos vão se engajando. Mas você sabe o isso significa?

Advocacy é uma prática política levada a cabo por indivíduo, organização ou grupo de pressão, no interior das instituições do sistema político, com a finalidade influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos. A advocacy pode incluir inúmeras atividades, tais como campanhas por meio da imprensa, promoção de eventos públicos, comissionamento e publicação de estudos, pesquisas e documentos para servir aos seus objetivos. 

Quando pensamos em saúde, esse termo pode ser mais abrangente ainda. Eu gosto muito dessa definição da Oncoguia, basta trocar câncer por diabetes ou por qualquer outra doença:

Advocacy é um termo em inglês ainda sem tradução para a língua portuguesa que indica ações de pessoas ou de um grupo que busca a solução de um problema ou aprimoramento de uma política pública. 
Para o Instituto Oncoguia, ADVOCACY é a arte de investigar e diagnosticar problemas enfrentados pelas pessoas que vivem e convivem com o câncer e propor soluções sustentáveis e responsáveis, e, através de meios legais e éticos, desenvolver ações políticas, estrategicamente planejadas, para sensibilizar e influenciar os tomadores de decisão a promoverem as transformações necessárias.
As estratégias de Advocacy podem envolver lobbying, marketing social, mobilização, comunicação e outras táticas.

Mas o Brasil tem a fama, ou é conhecido por, não lutar devidamente por seus direitos. Mas será que isso é verdade?

No final do ano passado, mais precisamente no Dia Mundial de Diabetes, 14 de Novembro, iniciei um levantamento de casos de descaso em todo o Brasil. A ideia é engajar a população, pois somente juntos com números e histórias reais é que eu acredito que poderemos mudar e melhorar o jeito como o paciente com diabetes é tratado no país. Nesse vídeo aqui, eu falo um pouco mais sobre esse projeto:


Se quiser participar basta preencher esse formulário aqui e se quiser saber mais sobre o Mapa do Descaso é só clicar!

Mas você acha que eu estou sozinha??? Que nada! Tem muita gente querendo mudança ao seu jeito. A Vanessa Pirolo, do blog Convivência com Diabetes, montou na ADJ o Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes:
diabetes, advocacy
Clique para ver maior
Já a Daniela Olmos, da fan page Just Another T1D, se uniu a outros pagineiros para um projeto de Educação em Diabetes, afinal de contas é com conhecimentos para todos que podemos pensar em políticas públicas melhores juntos:

diabetes, advocacy, educação em diabetes
Clique para ver maior

Ainda ficou faltando o pessoal do R-Evolução Azul, que recentemente bombou na internet com a campanha #DescasoDiabetesBrasil, pedindo mais atenção ao tratamento da diabetes no Brasil.




Isso tudo só mostra que podemos achar que estamos sozinhos, mas não estamos não. Cada um luta, luta por todos nós. Os brasileiros com diabetes merecem sim mais acesso a conhecimento, a políticas melhores, a entrega dos medicamentos na data certa e a tratamentos mais eficientes. Cada um pode ajudar e juntos podemos muitos mais! #BoraDMBrasil

E deixo aqui meu agradecimento a Daniela, a Vanessa e a Sarah que participaram dessa postagem! :)

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Advocacy
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e/3201/535/

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário