Receitas doces, mas sem açúcar

sobremesa, sem açúcar, diabetes, livro

No mês passado, recebi da Editora Alaúde o livro "Sobremesas sem açúcar" da autora Sophie Dupuis-Gaulier. Antes de mais nada, o visual do exemplar é de arrancar suspiros. Em capa dura, dá vontade de sair comendo folha por folha.

Mas é claro que logo me preocupei se ele tinha receitas que realmente valiam a pena e mais ainda se tinha mesmo a possibilidade de incluir algumas delas no cardápio. Detalhes como medidas do que adoça, quantidade de carboidratos, entre outros detalhes foram entrando na minha listinha de dúvidas.

Folheando, muitas dessas questões foram sanadas. Logo no comecinho, a autora explica de maneira bem didática o que são os elementos adoçantes que são usados nas receitas, explica quanto de cada um equivale em carboidratos e calorias, por exemplo. Achei super legal porque dá para ter uma ideia de quanto de mel equivale a quanto de açúcar, sem que a gente se engane achando que só porque não tem açúcar não engorda e não mexe nas glicemias.



Além disso, a autora respondeu algumas perguntinhas minhas, olha que legal:

De onde surgiu a ideia e por que fazer um livro só de sobremesas sem açúcar? Tem parentesco com alguém com diabetes?
A ideia de escrever o livro surgiu junto com a descoberta da diabetes neonatal da minha filha, quando ela tinha 3 meses de idade.

Por que colocar junto com cada receita a tabela nutricional da porção?
Escrevi o livro com uma nutricionista e ela estava no comando de toda a tabela nutricional.

Nas receitas em que é usado elemento adoçante com valor de carboidratos bem próximo ao açúcar,  como o mel, por exemplo, o que sugere como substituto com menos carboidrato?
Para substituir o açúcar, você pode usar a maçã verde. Por exemplo, use um pouco de suco puro da maçã. Coloque-o em uma panela e faça a redução dele – por cerca de uma hora. Ele vai se tornar um concentrado de maçã, sem adição de açúcar e você pode usá-lo em todas as receitas. Recentemente escrevi o livro “Dessert zero sucre" (ainda não traduzido no Brasil), onde todas as receitas são sem açúcar ou adoçante. Ideais para pessoas que tem diabetes (todos aguardando!).


A primeira receita da minha lista para fazer é essa aqui:


Depois eu conto se ficou bom!

Sobre a autora:
Além de autora de livros de culinária, a francesa Sophie Dupuis-Gaulier também colabora como produtora culinária para a revista Gourmet. Além disso, realiza vídeos de culinária para Grupo Leroy Merlin e para canais de TV em Marrocos.

Sobre a editora:
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.

FICHA TÉCNICA:Título: Sobremesas sem açúcarAutor: Sophie Dupuis-GaulierFormato: 18,5 x 23,5 cmNº de Páginas: 64Acabamento: Capa dura, miolo coloridoISBN: 978-85-7881-230-0Preço: R$ 34,90

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário