Chega ao Brasil o primeiro medicamento semanal para tratar o diabetes tipo 2


A Lilly, líder global no segmento de diabetes, traz para o Brasil Trulicity (dulaglutida), o primeiro medicamento injetável de uso semanal indicado para tratamento do diabetes tipo 2 do país. A nova terapia foi especialmente desenvolvida para simplificar o tratamento da doença crônica que acomete cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF)[1]. Somente no Brasil, são 14,3 milhões de diabéticos – a maioria com o tipo 2 –, número que coloca o país na quarta posição da lista das nações com maior prevalência da doença, atrás de China, Índia e Estados Unidos1. A projeção é que, em 2040, haja 23,3 milhões de brasileiros vivendo com diabetes no país.

A dulaglutida é uma molécula inovadora, agonista do receptor de GLP-1, hormônio produzido naturalmente pelo organismo, responsável por estimular a secreção da insulina e inibir a liberação do glucagon. A insulina é o hormônio sintetizado e excretado pelo pâncreas logo após as refeições. Sua função é retirar o excesso de glicose (açúcar) do sangue e enviá-la para as células, onde são armazenadas na forma de glicogênio. Já o glucagon funciona de maneira oposta à da insulina: age no fígado, quebrando o glicogênio em glicose. Entra em ação quando o indivíduo fica longos períodos sem se alimentar e é responsável por elevar os níveis de glicose no sangue, gerando energia para o funcionamento do corpo.

Nos estudos clínicos, a dulaglutida demonstrou uma redução significativa da hemoglobina glicada (HbA1c) – exame que mede o nível médio de glicose no sangue durante dois ou três meses. “Trulicity oferece controle eficaz da hiperglicemia (nível elevado de açúcar no sangue) ao reduzir a quantidade de glicose em jejum, antes e depois das refeições. O medicamento estimula o organismo a liberar insulina na presença de altos níveis de glicose, diminuir a concentração de glucagon e atrasar o esvaziamento do estômago”, explica a Gerente Médica da Lilly no Brasil, Janaina de Lana.

O medicamento foi desenvolvido para ter ação prolongada, o que permite a aplicação apenas uma vez por semana, reduzindo a quantidade de injeções de 365 para apenas 52 ao ano. A melhora no controle da glicose começa após a administração da primeira dose e é mantida por uma semana, até a próxima aplicação.

Outra inovação do produto é a caneta aplicadora inteligente, que vem pronta para uso. Basta acioná-la com um clique para que o medicamento seja administrado por meio de uma agulha de pequeno calibre, que não fica visível, e conferir no dispositivo a confirmação da aplicação da dose. “No caso de doenças crônicas como o diabetes, a adesão ao tratamento representa um dos principais obstáculos para a obtenção de um bom controle. Cerca de 43% [2]dos pacientes abandonam o tratamento nos primeiros 2 anos, assim, facilitar a adesão ao tratamento procurando oferecer medicamentos de posologia simples e adaptáveis à rotina do paciente é fundamental”, destaca o endocrinologista e Presidente da Comissão de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dr. Freddy Eliaschewitz.

Eficácia que reduz danos – Trulicity foi estudado em um robusto programa de ensaios clínicos de fase 3 que avaliou a segurança e eficácia em comparação a terapias estabelecidas. Ao todo, cerca de cinco mil pacientes foram acompanhados.
Em todos os estudos, Trulicity produziu melhorias clinicamente significativas no controle glicêmico. Também apresentou redução de peso, fator importante, considerando que a maioria das pessoas que desenvolve o diabetes tipo 2 apresenta sobrepeso ou obesidade. Além disso, diminuiu os episódios de hipoglicemia, consequência comum de muitas terapias indicadas para o tratamento da doença.

A diminuição de apenas 1% na hemoglobina glicada dos pacientes com diabetes reduz em:
·         21% o número de mortes;
·         37% as complicações microvasculares como retinopatia ou nefropatia;
·         14% a ocorrência de doença cardiovascular;
·         43% as amputações e doenças vasculares;
·         12% a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com a IDF1, somente em 2015, 130 mil brasileiros morreram em decorrência de complicações do diabetes. Atualmente, 12% do orçamento global para a saúde é gasto no controle do diabetes (USD 673 bilhões), sendo que, no Brasil, o montante soma US$ 22 bilhões.
O paciente em primeiro lugar – Trulicity é comercializado em uma caneta aplicadora descartável pronta para uso, desenvolvida com o objetivo de minimizar o desconforto no uso da medicação injetável. Como resultado do processo centrado nos anseios do paciente, o dispositivo tem como características:

·         agulha de pequeno calibre e não visível que diminui o desconforto da aplicação;
·         dose única, sem necessidade de ajuste;
·         aplicação ultrarrápida: de 5 a 10 segundos;
·         aplicação feita pelo acionamento de um botão em vez da perfuração da pele manualmente com uma agulha;
·         mecanismo que permite confirmar a aplicação da dose.

Indicações – Trulicity é indicado em monoterapia como um adjuvante à dieta e ao exercício para melhorar o controle da glicemia em adultos com diabetes tipo 2 quando a metformina está contraindicada ou é considerada inadequada por intolerância. O medicamento também é indicado em terapia de associação quando não há controle efetivo da glicemia. Pode ser combinado com os seguintes redutores de glicose: metformina, metformina associada a sulfonilureia ou tiazolidinediona, e também à insulina prandial (na hora das refeições). Em ambos os casos, o paciente deve manter uma dieta adequada e praticar exercícios físicos.

Sobre a Eli Lilly and Company
A Lilly é uma organização global líder na área da saúde que une cuidado e descoberta para melhorar a vida para as pessoas ao redor do mundo. Fomos fundados há mais de 1 século por um homem compromissado com a criação de medicamentos de alta qualidade que são essenciais e hoje permanecemos guiados por esta missão em todo nosso trabalho. Por todo mundo, funcionários Lilly trabalham para inovar e entregar medicamentos que mudem a vida daqueles que precisam, melhorando o entendimento e tratamento de doenças, e servindo a comunidades com voluntariado e filantropia. Para saber mais sobre a Lilly, acesse www.lilly.com.br.

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário