Acesso X Informação: O que merecemos?


Como já comentei aqui, no ano passado estive no ALAD 2016, em Bogotá, e uma coisa que ouvi muito foi: não adianta falar sobre novas tecnologias se as pessoas não terão acesso! Opa! Um minuto! Será que só porque possivelmente não teremos acesso não temos o direito de saber o que tem de melhor para o nosso tratamento por aí?

Lembro de ficar muito indignada com essas observações de muitos médicos, inclusive alguns deles palestrantes, que defendem que o paciente tem que saber o básico para lidar com o dia a dia. Ou seja, se ele mora em um país onde só tem NPH e Regular e aparelho com uma caixa de tiras por mês distribuídos gratuitamente, o que eles tem que fazer é instruir o paciente a se virar com isso.

Então eu aproveito para voltar a defender que o paciente tem que EMPODERADO!

Significado de Empoderar
v.t.d. e v.pron.
Conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso: empoderou o ditador com poderes irrestritos; empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente!
[Figurado] Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente.

Nós temos direito sim de saber o que existe de melhor para nós e principalmente a como ter acesso a isso e não o contrário. Só o conhecimento é que vai trazer mais qualidade de vida. Enquanto formos apenas pacientes, no sentido de ter paciência e ser conformado, continuaremos nos tratando como dá, sem discutir ou enfrentar médicos, governos ou quem quer que seja.

Temos que conhecer a diabetes, nos conhecer, conhecer o que tem de bom e de melhor por aí e buscar por meio disso nos dar o melhor que podemos ter. Conhecimento é o mais importante! Conhecimento dá poder! E temos que ser empoderados!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário