Como já comentei aqui, no ano passado estive no ALAD 2016, em Bogotá, e uma coisa que ouvi muito foi: não adianta falar sobre novas tecnologias se as pessoas não terão acesso! Opa! Um minuto! Será que só porque possivelmente não teremos acesso não temos o direito de saber o que tem de melhor para o nosso tratamento por aí?
Lembro de ficar muito indignada com essas observações de muitos médicos, inclusive alguns deles palestrantes, que defendem que o paciente tem que saber o básico para lidar com o dia a dia. Ou seja, se ele mora em um país onde só tem NPH e Regular e aparelho com uma caixa de tiras por mês distribuídos gratuitamente, o que eles tem que fazer é instruir o paciente a se virar com isso.
Então eu aproveito para voltar a defender que o paciente tem que EMPODERADO!
Significado de Empoderarv.t.d. e v.pron.Conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso: empoderou o ditador com poderes irrestritos; empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente![Figurado] Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente.
Nós temos direito sim de saber o que existe de melhor para nós e principalmente a como ter acesso a isso e não o contrário. Só o conhecimento é que vai trazer mais qualidade de vida. Enquanto formos apenas pacientes, no sentido de ter paciência e ser conformado, continuaremos nos tratando como dá, sem discutir ou enfrentar médicos, governos ou quem quer que seja.
Temos que conhecer a diabetes, nos conhecer, conhecer o que tem de bom e de melhor por aí e buscar por meio disso nos dar o melhor que podemos ter. Conhecimento é o mais importante! Conhecimento dá poder! E temos que ser empoderados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário