#DomandoaDiabetes: MITO: Alimento sem açúcar é zero carboidrato

açúcar, carboidratos, diabetes, zero


E depois de algum tempo offline (férias + correria do trabalho + as outras mil coisas da vida), eis que estou de volta e o Domando a Diabetes também!

E o tema deste mês é Mitos e Verdades! Então escolhi quatro que sempre me preocupam um pouco quando o assunto é diabetes em qualquer tipo! Alimentos zero açúcar, se pode ou não comer doce, a falta de sintomas em alguns casos e ainda tratamentos alternativo e a tal da cura.

O mês será intenso e muitas muralhas irão cair!

Mas vamos do começo, ou seja, bora tratar do primeiro mito:

#1: ALIMENTO SEM AÇÚCAR NEM SEMPRE É ZERO CARBOIDRATOS

É assustador o quanto as pessoas desconhecem a importância de olhar a tabela nutricional dos alimentos, principalmente quando se tem diabetes.

Uma coisa que eu já falei aqui é sobre a necessidade que temos de ter uma bom controle da quantidade de carboidratos ingeridos, isso pode te dar liberdade ou te prender, depende do quanto você está interessado em aprender.

100% dos carboidratos que ingerimos viram glicose no sangue. 100%! Ou seja, não é só açúcar, doce, etc. Pãozinho, massa e até suco de frutas naturais contém carboidratos que se forem mal administrados pode sim mudar e muito a nossa glicemia.

Considerando isso, eu reforço: não é porque é sem açúcar que é sem carboidrato!

Querem um exemplo?

açúcar. carboidratos, zero, diabetes

O exemplo acima aconteceu comigo em um evento no meio do ano. Recebemos kit lanche e eu perguntei se eles tinham uma opção de suco zero. Me deram o da caixinha verde. Quando fui comparar os carboidratos, qual não foi a minha surpresa ao ver que o zero tinha apenas 1g de carboidrato a menos do que o "normal", 24g contra 25g. Ou seja, dava na mesma tomar um ou outro.

Ah, mas por que? No caso acima, os carboidratos vinham do próprio suco da fruta. E tem carboidrato em várias outras coisas.

No entanto, a maioria das pessoas com diabetes ao lerem sem açúcar já consomem o alimento sem nem conferir o carboidratos e depois ficam sem entender uma hiper.

Então é MITO:

açúcar, carboidrato, zero, diabetes

Sempre temos que conferir a tabela nutricional dos alimentos. Só assim saberemos quantos carboidratos estamos ingerindo e dessa forma poderemos fazer a contagem de carboidratos e tomar as doses corretas de insulina.

Só leva um segundo conferir, manter um bom controle e pode comer de tudo. Só um segundo! Cuidado, pessoal!

Na semana que vem vou falar se realmente medicinas alternativas, dietas e exercícios podem substituir o uso dos medicamentos. Será? O que você acha? Deixe sua aposta aqui nos comentários e nos conte também se você já pegou um alimento dito zero, mas nem tão zero assim!

Unknown

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário