#DiabetesDay: Por que o azul é a cor da diabetes?

diabetes, wdd, world diabetes day, dia mundial da diabetes, cor, azul

O piti do note atrapalhou um pouco o cronograma então hoje o dia vai ser forte de conteúdo!

Para começar, a primeira postagem do Diabetes Day! Todo dia 14 tem informação sobre o significado do Dia Mundial da Diabetes e sobre a campanha do ano!

Mas vamos começar pelo básico: você sabe por que o azul é a cor da diabetes?

A borda azul reflete a cor do céu e a bandeira das Nações Unidas. A própria Organização das Nações Unidas é um símbolo de unidade entre as nações e é a única organização que pode incentivar os governos em todos os lugares a combater o diabetes e reverter as tendências globais que impedirão o desenvolvimento econômico e causarão tanto sofrimento e morte prematura.

Tudo isso porque o diabetes está em todo lugar, sob o céu, e afeta a todos, independente da idade ou capacidade intelectual.

O ícone foi originalmente desenvolvido para a campanha que resultou na aprovação da Resolução 61/225 das Nações Unidas, “Dia Mundial do Diabetes”. A campanha foi uma resposta à pandemia do diabetes que está destinada a sobrecarregar os recursos de saúde em todos os lugares e mobilizou os participantes na causa comum de garantir uma resolução das Nações Unidas sobre diabetes. As Nações Unidas aprovaram a Resolução 61/225, "Dia Mundial da Diabetes", em 20 de dezembro de 2006.

Resumindo: um pessoal bem bacana acordou um dia e viu que a diabetes ia dominar o mundo e que, portanto, era preciso pressionar as Nações Unidas para criar o Dia Mundial da Diabetes, um dia onde se falaria da doença como maneira de prevenir novos casos e conscientizar. Eles então criaram um símbolo que todos poderiam usar para pedir pela resolução da ONU que criaria o dia e decidiu que a cor mais apropriada seria o azul, que já é a cor da bandeira da ONU e ainda é a mesma cor do céu que está sobre a cabeça de todas pessoas com diabetes.

Em 2007, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países à divulgarem esse dia como forma de alerta e orientando os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. 

Bacana, né? No próximo post vou falar porque esse símbolo escolhido é um circulo! No próximo dia 14!!!

Fontes:
https://myglu.org/articles/world-diabetes-day-and-the-history-of-the-blue-circle
http://www.diabeticool.com/novembro-azul-o-que-voce-pode-fazer-pelo-diabetes/
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Dia_Mundial_do_Diabetes.pdf 

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário