#DiabetesDay: Por que o azul é a cor da diabetes?

diabetes, wdd, world diabetes day, dia mundial da diabetes, cor, azul

O piti do note atrapalhou um pouco o cronograma então hoje o dia vai ser forte de conteúdo!

Para começar, a primeira postagem do Diabetes Day! Todo dia 14 tem informação sobre o significado do Dia Mundial da Diabetes e sobre a campanha do ano!

Mas vamos começar pelo básico: você sabe por que o azul é a cor da diabetes?

A borda azul reflete a cor do céu e a bandeira das Nações Unidas. A própria Organização das Nações Unidas é um símbolo de unidade entre as nações e é a única organização que pode incentivar os governos em todos os lugares a combater o diabetes e reverter as tendências globais que impedirão o desenvolvimento econômico e causarão tanto sofrimento e morte prematura.

Tudo isso porque o diabetes está em todo lugar, sob o céu, e afeta a todos, independente da idade ou capacidade intelectual.

O ícone foi originalmente desenvolvido para a campanha que resultou na aprovação da Resolução 61/225 das Nações Unidas, “Dia Mundial do Diabetes”. A campanha foi uma resposta à pandemia do diabetes que está destinada a sobrecarregar os recursos de saúde em todos os lugares e mobilizou os participantes na causa comum de garantir uma resolução das Nações Unidas sobre diabetes. As Nações Unidas aprovaram a Resolução 61/225, "Dia Mundial da Diabetes", em 20 de dezembro de 2006.

Resumindo: um pessoal bem bacana acordou um dia e viu que a diabetes ia dominar o mundo e que, portanto, era preciso pressionar as Nações Unidas para criar o Dia Mundial da Diabetes, um dia onde se falaria da doença como maneira de prevenir novos casos e conscientizar. Eles então criaram um símbolo que todos poderiam usar para pedir pela resolução da ONU que criaria o dia e decidiu que a cor mais apropriada seria o azul, que já é a cor da bandeira da ONU e ainda é a mesma cor do céu que está sobre a cabeça de todas pessoas com diabetes.

Em 2007, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países à divulgarem esse dia como forma de alerta e orientando os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. 

Bacana, né? No próximo post vou falar porque esse símbolo escolhido é um circulo! No próximo dia 14!!!

Fontes:
https://myglu.org/articles/world-diabetes-day-and-the-history-of-the-blue-circle
http://www.diabeticool.com/novembro-azul-o-que-voce-pode-fazer-pelo-diabetes/
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Dia_Mundial_do_Diabetes.pdf 

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário:

  1. Use STL files end result of|as a result of} they are small in size and straightforward to switch to 3D machines and software. STL files additionally be|may additionally be|can be} uploaded and shared with others by way of on-line sites like Thangs and Thingiverse. The "finest" 3D printer for you decided by} how you plan to Electric Fireplaces use it. Consumers and faculties will desire a system that is simple to set up and use, does not need much maintenance, and presents reasonably good print quality. Hobbyists and artists may want special options corresponding to the ability to print objects with more than one colour or a number of} filament types. Designers and different professionals demand excellent print high quality.

    ResponderExcluir