#DomandoaDiabetes: Você sabe o que é Diabetes Distress?

diabetes, distress, angústia, cotidiano, dia a dia, cuidado

Não sei se vocês conhecem mas existe uma comunidade na internet chamada TuDiabetes. Como eles mesmos dizem, é uma comunidade para pessoas tocadas pela diabetes, ou seja, participam pacientes, cuidadores, parceiros, médicos...

As pessoas postam textos muito bacanas e trocam experiências de uma forma fantástica.

Dando uma lida lá cheguei neste texto escrito pela Elizabeth Snouffer, onde ela fala sobre Diabetes Distress, o que é, quem é mais suscetível, as causas e como "tratar".

Achei tão bacana que dividi tudo o que ela explica em quatro posts! Vamos lá?

Vou começar falando sobre o que é DD! Melhor ainda, você sabe o significado de Distress?

distress, diabetes, angústia, cotidiano, dia a dia, cuidados
Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/distress

Ou seja, DD são todos aqueles medos e preocupações que as pessoas com diabetes experienciam todos os dias. Seja um medo a longo prazo de complicações ou um mais iminente como o de ter uma hipoglicemia severa.

Este tipo de angústia é comum em algum momento da vida de quem vive com diabetes e, como o próprio texto da Elizabeth diz, pode afetar não só pacientes, mas qualquer pessoa que conviva com essa condição. Isto porque a Diabetes Distress é a parte emocional do cotidiano com diabetes, ou seja, está além das atitudes físicas como aplicar insulina e medir a glicemia.

Então a questão principal não é nem que pessoas são mais suscetíveis, mas sim em que momento tem mais risco de sentir tudo isso!

E esse é o assunto do próximo post! Sexta que vem!

Enquanto isso, me conta aqui nos comentários quais são os seus maiores medos!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário