Trocar insulinas na aplicação é um erro bem comum, sabia?

trocas, insulinas, erro, comum, diabetes, cuidados


Lendo um artigo do editor médico Joy Pape, do site DiabetesInControl, achei interessante a história que ele contou de um paciente que trocou as insulinas na hora da aplicação. A esposa, ele e a cuidadora se culparam e não sabiam o que fazer.

Acho que isso já aconteceu com quase todo mundo que tem diabetes, aplicando realmente ou percebendo pouco antes que aquela não era a insulina. Mas sabe o que achei bacana? O médico reforçou: esse erro é bem comum! Bem comum mesmo!

Mas fiquem tranquilo que algumas dicas podem ajudar a evitar e a tratar com mais tranquilidade, caso o erro realmente aconteça.

  1. Identifique as insulinas com cores diferentes (vale usar etiqueta, colocar os potes em lugares diferentes, adesivos, o que for). O mesmo vale para as canetas, tente ter modelos diferentes ou ainda pinte ou adesive.
  2. Crie uma rotina de aplicação baseada na identificação, por exemplo, tal hora tomar tantas unidades da insulina da caneta verde. Mude o nome pela identificação das canetas e potes.
  3. Entenda o funcionamento de cada insulina, em quanto tempo age no organismo, e mais saiba a sua sensibilidade a cada uma delas (assim quando você trocar já saberá se aquela baixa mais ou menos a sua glicemia).

Se aplicar errado:

  • Mantenha a calma! Não entre em pânico! Pode parecer simples, mas as vezes não é.
  • Meça mais vezes, de uma em uma ou duas em duas horas, assim você consegue acompanhar para onde sua glicemia está indo e com que velocidade para tratar adequadamente.
  • Se cerque de alimentos com rápida absorção como açúcar, suco de caixinha, balas moles e o que mais você use normalmente para corrigir hipoglicemia.
  • Avise seu médico para que ele possa acompanhar e dar orientações mais específicas ao seu caso, assim você pode ir tirando dúvidas até tudo voltar a normalidade.
  • E o mais importante: não se culpe! É comum trocar as insulinas!


Uma vez eu tomei de ultrarrápida logo pela manhã a quantidade que eu deveria tomar de lenta, 25 unidades. Tive que comer a casa até o efeito da insulina passar, cerca de 5 horas. Avisei no trabalho, fiquei em home office para ir acompanhando e no fim só tive uma hipoglicemia de 64, porque media a cada uma hora e corrigia.

Saber como agir e se manter calmo são os pontos mais importantes!

Isso já aconteceu com você? Conta aqui nos comentários! 

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário:

  1. There are three fundamental gatherings of insulins: Fast-acting, Intermediate-acting, and Long-acting insulin. Fast-acting insulin: Is assimilated rapidly from your fat tissue into the bloodstream.

    metformin 500 mg contains metformin as its dynamic fixing. It is utilized to treat type 2 diabetes mellitus.

    ResponderExcluir