Como eu calculo a insulina nos dias de treino

insulina, treino, atividade física, exercício físico, diabetes

Algumas pessoas que sabem que eu ando tentando treinar, me perguntam como que eu lido com as hipos que o exercício sem o ajuste da insulina pode causar. E lembrei de uma dica que pode ajudar muitos por aqui.

No app que eu uso, o Diabetes:M, tem a opção de ajuste por exercício. Nele você tem a opção de ajustar antes ou depois do treino (eu tenho ajustado nos dois), além de escolher duração e intensidade.

cálculo, exercício, insulina, diabetes


Com essas opções o app já coloca uma porcentagem que ele recomenda, mas se você tem um ajuste conversado com o seu médico pode incluí-lo manualmente!

cálculo, exercício, insulina, diabetes

cálculo, exercício, insulina, diabetes


Assim, ele já calcula quanto a menos você precisa de insulina levando em consideração que o exercício melhora sua sensibilidade à insulina, aumenta o consumo de açúcar no sangue entre outros muitos benefícios!

E fica tudo registrado no livro de registros para mostrar pro médico depois!

cálculo, exercício, insulina, diabetes


O importante é saber que a prática de exercício pode sim baixar e muito a glicemia causando hipoglicemia e que um bom ajuste tanto de ultrarrápida como é o caso mencionado quanto de basal são necessários na maioria das vezes. Então antes de sair correndo ou fazendo HIIT por aí, fale com o seu médico!!!

Curtiu? Conta aqui nos comentários como você faz para manter as glicemias quando pratica exercício físico!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário