Você sabia que o horário do dia em que você pratica exercícios pode influenciar de maneira positiva ou negativa na sua glicemia?

exercício, diabetes, glicemia, melhor horário, cuidados

Muitos de nós, e me incluo neste grupo, faz exercícios com o objetivo de baixar a glicemia e fazer com seja mais fácil mantê-la em níveis considerados aceitáveis. Mas já aconteceu com vocês de acordar super cedo, malhar e não ver melhora nos valores?

Isso pode acontecer por conta do Fenômeno do Alvorecer, um desses fenômenos meio sem explicação que fazem com que nossa glicemia aumente muito entre 5h e 8h da manhã. Na verdade, é meio como uma desregulação do organismo que faz com que hormônios, como cortisol, sejam liberados quando o nosso corpo está entre o estar dormindo e o acordar. Esse aumento acaba não respondendo bem a exercícios que pretendem baixar a glicemia e aí o esforço acaba sendo em vão. Isto porque o resultado final acaba sendo a elevação da glicemia.

Mas e aí? Qual a melhor maneira de identificar e lidar com isso? Fácil, medir a glicemia antes, durante e depois dos exercícios e conversando com o seu médico sobre estes números. O importante é achar o melhor horário e até as melhores dosagens de insulina para obter o melhor resultado dos exercícios. Pequenas mudanças podem te ajudar a espantar os efeitos negativos do Fenômeno do Alvorecer.

Já percebeu que quando os exercícios fazem o efeito esperado, as glicemias ficam mais “boazinhas” e a gente se sente melhor? Pense no exercício como algo bom que você está fazendo por você, independente do que você pode ou não fazer ou comer por causa da diabetes. Se cuide!

Fonte: https://dlife.com/what-you-need-to-know-about-insulin-and-exercise/?utm_source=dLife+Newsletter&utm_campaign=f6d253b2e1-EMAIL_CAMPAIGN_2019_04_18_11_53&utm_medium=email&utm_term=0_21601c6b69-f6d253b2e1-156456069

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário