Bitolando???

Tem coisas que nos chateiam tanto que fica difícil falar sobre o assunto... Eu demorei três dias para criar coragem de escrever esse post, mas senti que precisava mesmo de uma opinião de fora, de ouvir o que acha alguém que vive mais ou menos o mesmo que eu...

Ou seja, hoje é dia de super desabafo...

Depois que você descobriu a doença, alguém te disse que você falava muito no assunto? Que se preocupava com você pelo fato de você falar muito sobre a Diabetes? Mas ao mesmo tempo diz que não aguenta mais te ouvir falando?

Tem dias que parece que o cérebro não funciona. Você pensa que está entendendo, mas não está.

Primeiro acham que você fala demais no assunto com o complemento que ninguém mais te aguenta ouvir falando disso. Aí você diz, que não vai falar mais, já sabendo que fala para essas tais pessoas tão pouco que não dá para entender que esse pouco seja muito. No que você diz que não vai mais falar, as pessoas se indignam e dizem que é para falar sim, que elas querem te ouvir. Você já beirando a impaciência diz que não entende, que nunca falou muito, só o que rolou no seu dia a dia, que essas pessoas não sabem nem um terço do que você está vivendo. Aí vem a estocada final: dizem que é um absurdo você não ter falado as coisas, se perguntando como podem não saber nem um terço do que está acontecendo com você...

O que você faria? Como agiria?

Não sei vocês, mas quando eu falo sobre a diabetes eu me sinto bem. É como se eu estivesse ensinando algo para alguém que não entende nada da doença e assim evitando mals entendidos como, por exemplo, o tal você não pode comer isso ou aquilo. Eu pesquiso sim, eu quero saber mais sim, mas não me faço de coitada. Aí vem me dizer que quando eu falo da doença para alguém fica parecendo que eu quero que sintam pena de mim???

Agem como se fosse fácil para qualquer um começar de um dia para o outro a tomar injeções diárias, furar o dedo diversas vezes, ir a médicos diversas vezes e não querer comentar!

Já aconteceu de você chegar todo animado com uma novidade no tratamento ou um dia de glicemias loucas, querer comentar e as pessoas fazerem cara de "pô, falando de diabetes de novo"?

Eu desisto de entender o que as pessoas querem de mim. Se querem que eu fale ou não. Se estão de saco cheio de mim ou não. Sim, eu mudei mesmo. Sou outra pessoa, mas com muito da antiga pessoa que fui. Minha realidade hoje é essa e se não quer compartilhar comigo, não tem problema.

Está na hora de eu pensar só em mim, coisa que já achavam que eu fazia quando na verdade eu ficava me descabelando por outras pessoas.

As pessoas comentam sobre o trabalho, sobre a família, sobre os filhos porque são coisas que acontecem com elas todos os dias. Quantas vezes qualquer pessoa já não se pegou falando sobre a mesma coisa mais de uma vez? Agora só porque não é um assunto que não gosta não significa que alguém não vá falar.

Meu cotidiano agora é esse. É tomar injeções, é medir a glicemia, é ir no médico, é trabalhar, é namorar... eu falo sobre tudo isso, porque tudo isso é meu dia-a-dia.

Desculpa aí o desabafo, mas eu precisava escrever isso em algum lugar, antes de me desmanchar...

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

6 comentários:

  1. hahaha...desencana menina...fale sobre o que quiser!!! com quiser...como quiser...qto quiser...

    ResponderExcluir
  2. ahhh...eu adoro falar sobre diabetes...rsrs...

    ResponderExcluir
  3. tudo que é crônico, deve ser cronicamente falado!
    Por aqui também sentimos nos olhares quando não querem ouvir sobre diabetes. E gente da família!!!
    Daí que eu falo sem parar!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, realmente você falou tudo, eu já passei por isso, sei bem como é, mas ninguém nos entende, ao não ser que tmb passe por isso, ao não ser que saiba o que é ter diabetes... Hoje em dia eu falo muito pouco do assunto, mas apesar disso sempre alguém no meu trabalho tem que comentar sobre o tal diabetes, é inevitável... e que mais me impressiona é q muitos acham que o meu diabetes é causado por "falta de açúcar no sangue", kkkkkkkkk, eu sempre digo q naum mas inda sim custam a acreditar, justamente por que eu sempre preciso comer algum doce em algum momento do dia devido á companheira hipoglicemia. Tem horas q penso que eu não comia tanto doce antes de ser diabetico, incrivel, mas é exatamente isso. Mas a diferença é que hoje tem o momento certo para cada tipo de alimento, antes não.
    Adorei o seu blog, o visual, os posts, tudo em perfeita harmonia, parabéns. Vai ser mais um ponto de parada obrigatorio pra mim. Vlw!

    ResponderExcluir
  5. sei como é isso!comigo acontece em outros ambientes,porque minha família dá um super apoio.Mas já chegaram para mim disendo que era paranoico só porque precisa medir a glicose e controlar o que estava comendo ! FIquei indignado,e percebi que a melhor solução era nem ligar para isso.Algumas vezes passei deu uma hipoglicemia abaixo de 25 em uma prova de 4 horas(fiquei sem comer por muito tempo) e algumas pessoas pensaram que eu usei a diabetes para sair da sala.O melhor a fazer é como disse nem ligar,continua na sua e fale do que quiser,tem tanta gente que só fala bobagem e vc fala sobre um assunto importante e pouco desconhecido(deveriam te agradecer).
    vlw

    ResponderExcluir
  6. É, gente, é isso mesmo... Temos que falar com que está passando pela mesma coisa!!! Muito obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir