4ª Blogagem Coletiva - A Cura do Diabetes

Como podemos falar de cura se nem temos profissionais capacitados adequadamente para dar o diagnóstico e instruir sobre o melhor tratamento...

Já falei aqui outras vezes sobre os problemas que tive com a primeira médica que me atendeu. Quando levei os exames para ela, ela confirmou que era Diabetes, mas deu certeza que era tipo 2 e que o tratamento se daria apenas com comprimidos, sem insulina.

Mesmo vendo que a glicemia não baixava, ela não pensou em mudar o tratamento. E só num pico muito alto de glicemia que tomei insulina no pronto-socorro de um hospital. Lá o médico que me atendeu disse que era DM1 e que eu teria que começar o tratamento com insulina sintética imediatamente. Foi barra, foi difícil, mas minha indignação com a médica foi ainda maior. Como pode simplesmente achar uma coisa e ponto final? Como pode ver que as coisas não estão funcionando e simplesmente ficar esperando o pior acontecer?

Mas esse não foi o único problema... Teve também os médicos que não falaram das outras insulinas, só da NPH e da Regular. Os médicos que não fizeram um exame que confirmasse o tipo que eu tinha. Os médicos que não falaram da caneta. O médico que insistiu que eu tinha que usar seringa de 12mm, quando eu reclamei de dor! E por aí vai...

Hoje eu tenho uma boa médica. Uma que pediu logo na primeira consulta o exame de Peptídeo C, para confirmar que era DM1. Que já foi logo falando das insulinas mais modernas e indicando que eu pensasse na troca. Que me deu seringas de 8mm... E depois uma caneta e uma caixa de agulhas. E por aí vai...

Graças a Deus, hoje estou bem. Com um tratamento adequado, com uma boa médica. Mas fico pensando nas pessoas que ao contrário de mim não tem um plano para consultar vários médicos, que dependem de médicos do SUS que sequer falam em canetas ou insulinas melhores ou sequer de bomba de infusão...

Fico pensando nas pessoas que foram tratadas como DM2 no começo como eu, e que foram parar no hospital passando mal e que ao contrário de mim não era um bom hospital particular, mas um hospital público com horas de espera por um atendimento...

As coisas precisam mudar, isso nós sabemos. Mas quem precisa saber, parece não estar nem aí. As coisas tem melhorado, mas precisam melhorar muito mais. Quando será que isso vai acontecer???

Continuamos tentando, abraçando a causa e esperando mudanças!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

4 comentários:

  1. É isso aí Luana, esperamos mudanças pra já! Eu creio que as coisas estão acontecendo e que logo logo vamos ter muitas melhoras para as doenças crônicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Luana acho que a maioria das pessoas passam por esse problema!Os médicos acharem que você tem aquele problema e pronto!Por isso acontecem os erros médicos!Como foi no seu caso.Mas ainda bem que você descobriu a tempo está tendo um tratamento adequado com uma ótima médica.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Luana, quantas pessoas morrem em decorrencia do descontrole e sequer sabem que são DM1, quantos DM2 precisam de insulina e são mantidos com medicamentos orais, eu conheço pelo menos meia duzia delas e sabe o que é pior, os medicos culpam o paciente pelas glicemias altas, estes abandonam o tratamento porque apesar de fazer tudo o que o medico fala nada resolve.
    Acredito que somos abençoados por termos oportunidade de controlar o diabetes com qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  4. É Luana, infelizmente me vejo vivendo esse seu relato, ainda sem o desfecho "feliz", se não fosse vcs que falam abertamente e com tanta propriedade sobre isso nos blogs eu não saberia que posso tentar judicialmente insulinas melhores e muito menos que existe bomba de insulina. Então meu muito obrigado por compartilharem a informação que recebem, tenho fé que um dia chegaremos onde precisamos pra viver com mais qualidade de vida!

    Beijinhos Doces no seu coração
    E estava sentindo sua falta por aqui!!!

    ResponderExcluir