Essa aqui é mais uma seção do blog. Vai ser publicada todas as segundas-feiras com informações sobre algo relacionado ao diabetes. Eu tinha pensado nela anteriormente de um outro jeito, então fiz algumas adaptações para a escolha dos temas. Ou seja, em vez de votação vou anotar toda e qualquer sugestão.
Se você quiser saber de algo, é só colocar nos comentários. Aceito e muito sugestões de todos!!! E prometo que vou tentar colocar tudinho por aqui!
Confiram a edição dessa semana sobre o "Fenômeno do Amanhecer":
Há um tempinho eu estava acordando com as glicemias meio altas, na minha opinião é claro.
Ia dormir com 140, 150 e acordava com + ou - 180, quando antes eu costumava acordar sempre com menos de 100.
Achei estranho e fui pesquisar para ver o que poderia ser e foi aí que eu soube mais sobre o tal "Fenômeno do Amanhecer".
Não era o meu caso na época, na verdade o que aumentava a minha glicemia era a ingestão de gordura e carboidrato no jantar, coisa que eu dei uma cortada e pronto, problema resolvido!
Mas achei que valia a pena fazer um post sobre o assunto. Então aí vai!
"Toda manhã bem cedo, o corpo libera hormônios que fazem com que você acorde e dizem a seu fígado para liberar a glicose estocada que lhe dará energia para começar o dia. Esses hormônios impedem que o corpo fique sensível à ação da insulina. O resultado é que o nível da glicose aumenta entre 4 e 8 horas da manhã, uma reação conhecida como o fenômeno do amanhecer", explica o artigo "O que é o Fenômeno do Amanhecer" do Portal Diabetes.com.br.
Os hormônios responsáveis por isso são os chamados contra-regulatórios, que se dividem em quatro tipos: adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).

"Contudo, aqueles com diabetes não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou não a utilizam devidamente (diabetes tipo 2) para responder a esses aumentos no nível de glicose. Como resultado, eles continuam a crescer até atingir um patamar anormalmente alto, causando hiperglicemia", explica Márcia Porto no artigo "Fenômeno do Alvorecer" do Portal Diabetes.com.br.
Como saber se isto está rolando com você? Confira as suas glicemias. Se de madrugada elas estiverem normais, mas de manhã estiverem muito altas, fale com o seu médico. O tratamento pode ser feito aumentando a dose da insulina basal ou fazendo algumas mudanças na ceia.
É por essas e outras que medir a glicemia de madrugada é muito importante. Tudo bem que todos os dias às vezes é difícil, mas é bom sempre se programar para fazer isso de vez em quando. Principalmente se você perceber que anda acordando com glicemias bem acima do esperado.
Espero que tenham gostado. E não esqueça de sugerir temas para as próximas edições desta seção, ok?
Bjinhus
Fontes:
"O que é o Fenômeno do Amanhecer" - Portal Diabetes.com.br
"Fenômeno do Alvorecer" por Márcia de Castro Porto no Portal Diabetes.com.br
"Medir glicemias na madrugada: são necessárias?" por Dra. Janice Sepúlveda Reis no Portal da Sociedade Brasileira de Diabetes
tenho diabetes tipo 1 não me cuido bem, oque eu posso fazer para mudar a minha rotina?
ResponderExcluirOlá, Julia
ExcluirAcho que em primeiro lugar você precisa entender por que não se cuida bem. Aceitar a doença e entender que o cuidado depende primeiro de você mesma é o passo mais importante. Converse com seu médico!
Bjinhus e boa sorte
muito obrigada! gostei bastante desse blog, eu acho que é mais um incentivo para mim... queria que aqui na minha cidade tivesse grupos só de diabéticos, eu acho que seria mais um incentivo, mas a cidade é muito pequena. você luana participa de algum grupo? você tem Facebook, ou outra fora de comunicação para nos falarmos mais??
ExcluirOlá, Julia
ExcluirTe adicionei no Google+, aí podemos conversar por gtalk e hangout.
Meu facebook é facebook.com.br/luana.alves e ainda tem a fan page do blog facebook.com.br/adiabeteseu
Que bom que o blog está te ajudando. Esse é um dos objetivos dele!
Bjinhus