Você viu? - TV UOL: Tratamento traz esperança para quem sofre de diabetes
Oie,
O vídeo abaixo fala sobre um novo tratamento que está em estudo para facilitar o tratamento da Diabetes tipo 2. Até aí tudo bem, mas apesar de a informação ser interessante e relevante, a reportagem tem problemas que eu consideraria até graves... :(
Vamos conferir:
1) A matéria fala sobre DM2, mas a explicação da causa da diabetes, no início da reportagem, é a de DM1. O corpo só para de produzir insulina no tipo 1, no tipo 2 a diabetes começa porque há resistência a insulina, ou seja, o corpo produz sim, mas por causa de uma série de fatores como obesidade, sedentarismo e má alimentação, ele deixa de usar a insulina adequadamente e aí sim a pessoa passa a acumular açúcar no sangue. Em casos mais tardios de DM2, pode acontecer de o corpo "desistir" de produzir porque o corpo não vem utilizando o que é produzido. São nesses casos que um DM2 passa a ser tratado com insulina.
2) A cirurgia de redução de estômago não é o tratamento mais comum para o diabetes tipo 2 como a reportagem dá a entender, mas sim quando o caso é grave e a pessoa não consegue controlar nem emagrecer. Há uma série de pré-requisitos para fazer a cirurgia e não apenas o fato de estar acima do peso.
3) Assim como faltou mais informações nos itens acima, fica faltando informação sobre o tratamento. Quanto baixa a glicemia? Por quanto tempo o paciente fica com o dispositivo atualmente? E onde é feito esse tratamento?
Mas saber que tem gente correndo atrás de ajudar no tratamento já vale, o que não podemos é deixar de observar a veiculação de reportagens que podem confundir ainda mais as pessoas que sabem pouco ou quase nada sobre DM.
Curtiu? Compartilha! E se você viu alguma coisa com erros de apuração por aí me mandem o link!
Bjinhus
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sobre mim
Meu nome é Luana Alves, tenho 35 anos e sou jornalista. Ao nove anos quase morri de uma doença rara japonesa chamada Síndrome de Kawasaki. Achei que essa seria minha única narrativa de alguma coisa relacionada à saúde até que aos 27 anos desenvolvi diabetes tipo LADA. Uma das maneiras de lidar com todas as mudanças foi começar a escrever esse blog aqui. E hoje essa é uma das coisas que mais me satisfaz.
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário