[Workshop Johnson&Johnson] Diabetes e saúde bucal - #1

Olá, pessoal

No último dia 24, eu estive no Johnson & Johnson Medical Innovation Institute onde foi realizado um workshop sobre diabetes e saúde bucal... E acredite: foi bem interessante!

Eu quero falar basicamente sobre três coisas: como a saúde bucal pode ser um dos indícios de que se está com diabetes, a importância dos 4Cs e os principais problemas bucais que podem surgir por conta de uma diabetes descontrolada... Mas uma coisa de cada vez pro post não ficar imenso.

Primeiro: você sabia que os primeiros indícios da diabetes podem ser evidentes na gengiva, dentes e língua?

cuidados, saúde bucal, diabetes, higiene bucal, dentes
Pois é, e algo do tipo aconteceu comigo. Quando eu descobri a diabetes, um dos principais indícios foi uma forte gengivite. O sangramento era tanto que o meu dentista até estranhou, chegando a perguntar se eu tinha diabetes.

Na época, eu ainda não sabia, mas já desconfiava. Somando a gengivite ao emagrecimento, a sede e ao xixi excessivo decidi que era hora de fazer os exames. E foi aí que eu soube que tinha diabetes. Na época, nem me dei conta, mas conversando com os doutores Abner Lobão e Alexandre Fraige, que estavam lá, percebi o quanto isso é verdade.

A diabetes descontrolada, ou seja, com valores altos de glicemia por um tempo constante, facilita a aparição de infecções. Nas mulheres, é comum ter mais casos de candidíase, por exemplo, que é uma infecção vaginal. E também é mais comum ter gengivite. Interessante, né?

E importante saber também. Tendo isso em mente fica claro que precisamos manter os níveis glicêmicos sempre bons. Além disso, é preciso ter uma higiene bucal digna de... dentista!

Sem falar que o contrário, ou seja, uma gengivite não tratada, pode aumentar as glicemias. Isso porque a infecção mexe com nosso níveis glicêmicos. Então se você aí tem diabetes e já percebeu um sangramento quando escova os dentes, corre pro dentista.

diabetes, saúde bucal, josé pelino, alexandre frange, anad, abner lobão, johnson
Dr. José Pelino, diretor de assuntos científicos da Johnson&Johnson; Dr. Alexandre Frange, diretor do Departamento de Odontologia da ANAD; e Dr. Abner Lobão, diretor médico da Johnson&Johnson

Nos próximos posts sobre o assunto vou falar sobre os cuidados com a saúde bucal e as doenças comuns em pessoas com diabetes.

Aguardem!

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário