#DiaBlogDiabetes: A importância das fibras e das proteínas para uma pessoa com diabetes

Eu já falei aqui sobre o encontro de blogueiros da Sanofi e o que eu aprendi por lá! Hoje retomo o assunto para comentar um pouco a palestra do nutricionista Marcelo Rogero, que falou sobre a importância dos nutrientes no nosso organismo e como eles funcionam.

Dr. Marcelo Rogero, nutricionista

A palestra foi bem extensa e técnica, mas vou focar em dois nutrientes que eu achei super importantes: as fibras alimentares e as proteínas.

As fibras quando usadas com sabedoria ajudam a melhorar a glicemia. Isso mesmo! Além disso, elas melhoram o colesterol total, o trânsito intestinal e aumentam a saciedade. Mas não são todas que tem todo esse efeito benéfico. A melhor delas é a inulina e sabe em que alimentos ela está? Banana, raiz de chicória e a tão famosa batata yacon, por exemplo. Mas não adianta ir se entupindo achando que funciona como insulina. As fibras AJUDAM, mas não curam, ok? Além disso, a ingestão das fibras deve ser acompanhada de muita hidratação.

Já as proteínas são importantes para a formação dos músculos, além de diminuirem a fome e o desejo de comer. Como disse o Dr. Rogero, "músculo é saúde". Ter músculos fortes diminui a resistência à insulina e ajuda a praticar exercícios físicos, que por sua vez ajudam na absorção da glicose.

Viu só como está tudo interligado?!?

Lá no encontro, a Sanofi nos apresentou os produtos Optifast. Eu já tinha falado sobre eles aqui, mas vale o reforço. Nas versões omelete, mousse, sopa e bebida, os produtos tem mais proteínas e fibras do tipo inulina com em média 200 calorias. Só fique atento a quantidade de sódio se você for hipertenso.

Vou montar um kit para sortear aqui com um de cada! Logo logo. Fiquem de olho!



Até a próxima!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário