#DiaBlogDiabetes: Seu médico olha os seus pés?

Na semana passada, no encontro de blogueiros organizado pela Sanofi, conhecemos a dermatologista Samanta Nunes. Um profissional muito bacana e super didática.

Dra. Samanta Nunes, dermatologista
Em sua palestra, ela falou sobre a importância da hidratação e dos cuidados com a pele, principalmente a dos pés. Uma curiosidade muito legal que ela contou é que a pele da pessoa com diabetes demora mais tempo para se renovar. Em uma pessoa "normal" o processo dura em média 40 dias, já na gente pode demora até 120 dias. Isso mesmo: quatro meses.

Por isso que não podemos ignorar a importância desse cuidado. Cerca de 30% dos pacientes com diabetes tem alguma alteração cutânea e quase ninguém para para olhar as solas dos pés todos os dias. E eu disse todos os dias, não vale dia sim dia não.

Explicando o processo mais detalhamente, o açucar em excesso no sague reage com as proteínas produzindo uma alteração que causa uma maior ressecamento na pele. Sendo assim, é mais comum que diabéticos estejam mais sujeitos a alterações cutâneas, fissuras e infecções nos pés. E o resultado de não cuidar disso todo mundo conhece: amputações. 


Por isso, algumas precauções cuidados são necessários:

- usar sapatos confortáveis
- cuidar das unhas e da cutícula
- inspecionar os pés diariamente
- cuidar de micoses e infecções
- hidratar cuidadosamente
- verificar a sensibilidade e a coloração da pele

Aproveito esse ensejo para reforçar um ponto: a importância do exame diário dos pés e mais ainda a obrigatoriedade do endocrinologista fazer uma verificação detalhada dos pés durante as consultas.

E aí eu voltou à pergunta que intitula esse post: seu médico olha os seus pés? Parei pra pensar e a minha médica nunca olhou. E ela é uma ótima médica. Mas percebi que cabe a nós dar uma cobrada. Na próxima consulta quero falar sobre isso com ela, bater um papinho franco e vou pedir sim que ela examine.

A endocrino tem que ser a primeira a ver qualquer alteração para orientar sobre tratamentos e fazer a recomendação para um especialista, caso seja necessário. O cuidado dos pés é um tripé: exame do médico + controle glicêmico + cuidado diário.

E nesse último caso eu deixo uma dica: hidratar os pés diariamente. Parece simples, mas parando para passar um creme você para para prestar atenção neles. Você toca, aperta, massageia, olha com mais atenção. Isso é um exame diário!

A Sanofi nos deu uma amostra do creme Hidrastar, um creme desenvolvido por eles especificamente para hidratar a pele de pessoas com diabetes. Tem para o corpo e para os pés. 


Ele é diferente dos outros porque é oclusivo, emoliente e umectante, ou seja, retém a água da pele, é não oleoso e repara as fissuras causadas pelo ressecamento. Eu estou usando e estou gostando muito. Tem em versão creme e spray. 



Em breve vou sortear um em versão spray aqui para vocês! Aguardem!

Espero que tenham gostado e até a próxima! :)

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário