Por que não podemos tomar insulina quando estamos com hipoglicemia



- Hummm, acho que estou com hipoglicemia!
- Então toma insulina!

Quem nunca ouviu isso e nunca quis matar alguém não sabe o que é ter diabetes. Mas acredito que a confusão pode ser compreendida se pensarmos que a pessoa que nos diz isso sabe pouco ou quase nada sobre esta doença e o dia a dia com ela. Então porque não a ajudamos com um pouquinho de informação! Bora?

Vamos começar explicando como funciona o ciclo da diabetes, em que momento aparecem as hipos e hipers e como devemos agir para equilibrar o jogo todo:


Como dá pra ver o ciclo é muito simples! Quando a glicemia sobe demais, temos uma hiperglicemia. Detectamos o quadro quando a glicemia está maior do que 180 mg/dL. Algumas pessoas estabelecem metas mais baixas para ter hemoglobinas glicadas mais dentro do que querem, mas vamos ficar com esse valor como padrão, ok?

Bom, quando a glicemia está maior do que isto é preciso tomar insulina para baixar esse nível. A insulina vai ajudar o açúcar no sangue a entrar nas celular, assim diminuindo a quantidade dele no sangue e baixando a glicemia. Até aqui tudo bem?!?

Depois disso, se uma pessoa tomou insulina demais ou comeu de menos, os níveis de glicose podem baixar muito, a menos de 70 mg/dL. Esse nível muito baixo nós chamamos de hipoglicemia. Aqui uma pausa para o 'minuto raciocínio lógico': se a insulina baixa a glicemia e eu estou com hipoglicemia (baixo nível de glicemia), se eu tomar mais insulina, o que vai acontecer???

Isso mesmo!!! Vai baixar ainda mais a glicemia podendo levar a pessoa a um quadro de hipo severa com perda de consciência, convulsão e até coma! 😱😱😱

Então, neste momento, o correto é ingerir açúcar!! Sempre! E não é qualquer açúcar não, tem que ser açúcar de rápida absorção como balas moles, refrigerantes não diets (também conhecidos como normais) ou até açúcar branco mesmo... Enfim, não pode bolacha, chocolate, bolos, nada dessas coisas que tem gordura, porque a gordura retarda a absorção do açúcar, fazendo com a glicemia demore pra subir ou até continuar baixando e as consequências vocês já sabem!

E aí ficou claro??? Quando alguém te mandar tomar insulina na hipo, manda o link deste post aqui pra ele. Garanto que não vai rolar gafe nunca mais!

Espero que tenham gostado! Conta aí qual o seu kit hipo! O que tem nele, o que prefere comer ou beber nessas horas?


Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário