Feliz Diaversário pra mim! Ops, passou...

diabetes, aniversário, controle, aprendizado

2016 foi tão corrido que fiz seis anos de diabetes em dezembro e simplesmente esqueci de comemorar! 'Comemorar?', alguns vão se perguntar. E eu vou responder: SIM!

Calma, não estou dizendo que ter diabetes é fácil, divertido ou qualquer coisa neste sentido, mas estou dizendo que ganhei algumas coisas muito importantes com ela. Quer ver só?

1. Descobri que quem põe prazo na minha vida sou eu! Me disseram uma vez que quem tem diabetes só vive 10 dez. Fala sério! Eu vou viver quantos eu quiser! Aliás, conheço histórias de pessoas com 30, 40 anos de diabetes e vivendo bem! Então acredite, serei uma delas!

2. Conheci pessoas incríveis. Amigos verdadeiros, gente interessante, histórias reais de luta e principalmente de vitória.

3. Realizei sonhos. Sim, se sentir na iminência de perder algo, te abre pro mundo, pros outros e pro que você realmente quer!

4. Aprendi e ensinei, o que pude e como pude. A diabetes me deu aulas de corpo humano e ser humano! A gente pode fazer pelos outros enquanto a gente faz por nós mesmos. Parece bobo, mas cada vez que recebo uma mensagem dizendo que esse blog aqui ajudou alguém, eu fico feliz por semanas!

5. Congelei meu peso! Sim! Depois de anos muito magra e mais outros tantos engordando e emagrecendo eu estacionei no peso ideal e venho mantendo como nunca consegui!

6. Aprendi a não me culpar tanto. Só vivendo diariamente na corda bamba é que você entende que não vale a pena sofrer por cada vírgula que sai fora do lugar. A vida é feita de erros e acertos e é mais importante tentar sempre e não desistir nunca.

7. Comecei a ler rótulos dos alimentos... E tem cada coisa chocante!

8. Pratico mais atividade física. Ainda não é o ideal (e melhorar nisso é uma das metas para 2017), mas pra quem não fazia nada, nadinha, já é um baita de um passo.

9. Tirei o NÃO dá boca, botei pra fora. Dizer não às vezes é libertador. Não quero comer isso agora, talvez mais tarde. Não é não posso, é não quero, porque entendo que em determinado momento o melhor é manter o controle.

10. Conheci a Luana. Mulher forte, guerreira, alegre, que não deixa a peteca cair.  E se ela cair, eu pego e começo o jogo de novo!

Que 2017 me traga mais lições, aprendizados e histórias. Que passe ricamente, levemente e com boas glicemias para todos nós! Bora?

E você? O que aprendeu com a sua diabetes???

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário:

  1. Oie! Boa noite. Me chamo Dayane e hj minha mãe recebeu a notícia que terá que tomar insulina e estou cheias de dúvidas. Sou de JACAREÍ tb! Minha pergunta é tem alguma caneta que da pra usar o frasco de insulina dado pelo sus? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir