#DomandoaDiabetes: A importância de ter uma rotina

rotina, ganhos, diabetes, controle glicêmico


Ter diabetes é estar atento aos horários. Lembrar de medir antes de comer, de tomar a basal logo cedo, de lançar os carbs no app, de lanchar, de medir na madrugada... São tantos lembretes que às vezes nos perguntamos se tudo isso é realmente necessário. Se eu esquecer uma coisa vai dar muito ruim?

Sabemos que não é tão simples assim. Que vez ou outra bate o esquecimento e talz. Mas é claro que ter sim horário pra fazer as coisas ajuda e muito a manter o controle em ordem.

Para convencer você de que ter uns horários pra tudo vale a pena, fiz uma listinha com os 5 ganhos de ter sim uma rotina diária:

1) Todo remédio tem prazo de funcionamento!

Tem insulina lenta de 12, 24, 36 horas... Tem ultrarrápida que faz efeito por até duas horas, comprimido XR que dura um dia inteiro trabalhando no organismo. São tantos prazos que não há cabeça que dê conta nem organismo que consiga administrar.

Estipular logo de cara, junto com o médico, os melhores horários para tomá-los e obedecer a eles com o tempo faz tudo entrar no automático. Quanto mais estiver enraizado no seu dia a dia menores as chances de esquecer, de pular, de abduzir.

E tomando tudo certinho o horário em que o funcionamento da dose anterior termina já se liga com a nova dose, mantendo o bom funcionamento como um todo.

2) Saco vazio realmente não para em pé 

Comer de três em três horas tem vários benefícios já conhecidos. Diminui ou mantém o peso já que você acaba comendo porções menores e se sente mais satisfeito com elas. Evita que você tenha aquelas fomonas de doce e escolha melhor os alimentos que vai ingerir.

Mas para quem tem diabetes há ainda outro fator relevante: nossa medicação serve para baixar a glicemia. Glicemia baixa demais (como eu expliquei no post do Ciclo da Diabetes) causa hipoglicemia, que pode levar à inconsciência, convulsão e coma! Então temos que estar sempre bem alimentados!

3) Menos preocupação, menos stress

Você pode não saber, mas quando ficamos estressada produzimos um hormônio que ajuda a aumentar a glicemia. Sim, meu amigos, nada de nervosismo por aí.

Por isso, defendo que entrar no automático, graças à rotina, traz tranquilidade diminuindo a preocupação é o estresse diário que podem advir de um dia a dia com diabetes.

Saber o que é preciso fazer, quando e como facilita a tomada de decisão e te ajuda no curto, médio e longo prazo.

4) Saber onde está o erro

Fazer tudo na mesma hora te dá uma fotografia do seu dia. Você passa a conhecer exatamente como seu corpo reage em cada horário.

Isso te ajudará a identificar mudanças que fogem da normalidade, como uma glicemia muito alta em um horário em que você normalmente estaria se preparando para lanchar ou ainda aquele momento do dia em que talvez um ajuste seja necessário para melhorar o tratamento.

5) Te ajuda a programar melhor o resto da sua vida

Sim, você não tem só a diabetes para manejar. Tem trabalho, estudos, passeio com os amigos... Saber de antemão se às 17h é melhor marcar uma volta de bicicleta ou um café com cookie para rever aquela antiga amiga facilita demais, pode acreditar!

Enfim, espero ter te convencido! Pode parecer chato à primeira vista ter horários para tudo, mas rotina nem sempre é regra e podem haver sim exceções. Aliás, conhecer exatamente como o seu corpo funciona nos dias rotineiros te ajudará a determinar como agir naqueles dias em que tudo sai controle. Veremos isso melhor nos próximos posts.

No próximo post vai ter vídeo! Vou dar umas dicas de ferramentas que podem te ajudar a manter e controlar a rotina! Se prepara! Até lá!

Lembre-se de seguir as pílulas do conhecimento nas redes sociais (Face, Insta e Twitter - @adiabeteseeu) com a #DomandoaDiabetes!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário