#DomandoaDiabetes: A importância de ter uma rotina
Ter diabetes é estar atento aos horários. Lembrar de medir antes de comer, de tomar a basal logo cedo, de lançar os carbs no app, de lanchar, de medir na madrugada... São tantos lembretes que às vezes nos perguntamos se tudo isso é realmente necessário. Se eu esquecer uma coisa vai dar muito ruim?
Sabemos que não é tão simples assim. Que vez ou outra bate o esquecimento e talz. Mas é claro que ter sim horário pra fazer as coisas ajuda e muito a manter o controle em ordem.
Para convencer você de que ter uns horários pra tudo vale a pena, fiz uma listinha com os 5 ganhos de ter sim uma rotina diária:
1) Todo remédio tem prazo de funcionamento!
Tem insulina lenta de 12, 24, 36 horas... Tem ultrarrápida que faz efeito por até duas horas, comprimido XR que dura um dia inteiro trabalhando no organismo. São tantos prazos que não há cabeça que dê conta nem organismo que consiga administrar.
Estipular logo de cara, junto com o médico, os melhores horários para tomá-los e obedecer a eles com o tempo faz tudo entrar no automático. Quanto mais estiver enraizado no seu dia a dia menores as chances de esquecer, de pular, de abduzir.
E tomando tudo certinho o horário em que o funcionamento da dose anterior termina já se liga com a nova dose, mantendo o bom funcionamento como um todo.
2) Saco vazio realmente não para em pé
Comer de três em três horas tem vários benefícios já conhecidos. Diminui ou mantém o peso já que você acaba comendo porções menores e se sente mais satisfeito com elas. Evita que você tenha aquelas fomonas de doce e escolha melhor os alimentos que vai ingerir.
Mas para quem tem diabetes há ainda outro fator relevante: nossa medicação serve para baixar a glicemia. Glicemia baixa demais (como eu expliquei no post do Ciclo da Diabetes) causa hipoglicemia, que pode levar à inconsciência, convulsão e coma! Então temos que estar sempre bem alimentados!
3) Menos preocupação, menos stress
Você pode não saber, mas quando ficamos estressada produzimos um hormônio que ajuda a aumentar a glicemia. Sim, meu amigos, nada de nervosismo por aí.
Por isso, defendo que entrar no automático, graças à rotina, traz tranquilidade diminuindo a preocupação é o estresse diário que podem advir de um dia a dia com diabetes.
Saber o que é preciso fazer, quando e como facilita a tomada de decisão e te ajuda no curto, médio e longo prazo.
4) Saber onde está o erro
Fazer tudo na mesma hora te dá uma fotografia do seu dia. Você passa a conhecer exatamente como seu corpo reage em cada horário.
Isso te ajudará a identificar mudanças que fogem da normalidade, como uma glicemia muito alta em um horário em que você normalmente estaria se preparando para lanchar ou ainda aquele momento do dia em que talvez um ajuste seja necessário para melhorar o tratamento.
5) Te ajuda a programar melhor o resto da sua vida
Sim, você não tem só a diabetes para manejar. Tem trabalho, estudos, passeio com os amigos... Saber de antemão se às 17h é melhor marcar uma volta de bicicleta ou um café com cookie para rever aquela antiga amiga facilita demais, pode acreditar!
Enfim, espero ter te convencido! Pode parecer chato à primeira vista ter horários para tudo, mas rotina nem sempre é regra e podem haver sim exceções. Aliás, conhecer exatamente como o seu corpo funciona nos dias rotineiros te ajudará a determinar como agir naqueles dias em que tudo sai controle. Veremos isso melhor nos próximos posts.
No próximo post vai ter vídeo! Vou dar umas dicas de ferramentas que podem te ajudar a manter e controlar a rotina! Se prepara! Até lá!
Lembre-se de seguir as pílulas do conhecimento nas redes sociais (Face, Insta e Twitter - @adiabeteseeu) com a #DomandoaDiabetes!
Luana Alves
Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!
Sobre mim
Aviso
Não tenho absolutamente nenhuma formação médica de qualquer tipo. Nada neste site deve ser usado como conselho médico ou legal. Por favor, fale com o seu médico antes de fazer quaisquer alterações em qualquer coisa relacionada à sua saúde.
Select other language
Faço Parte
Posts Populares
-
Tô ficando tão chique que resolvi fazer um printable! Ou freebie! Ou um troço para imprimir! Isso mesmo! O controle glicêmico do blog ...
-
Olá, gente Conforme prometido coloco agora a minha tabela de controle de glicemia mensal. Minhas aptidões no Excell me permitiram criar um...
-
Fala, galera! Volteiiii! E voltei com tudo, mas agora o foco deste blog passa a ser não só a diabetes, mas sim como é possível viajar mesmo ...
Temas
notícias
desabafo
controle glicêmico
insulina
glicemia
alimentação
domando a diabetes
atividade física
tratamento
ADJ
monitoramento
A Diabetes e Eu Pelo Mundo
insumos
tipo 1
DiabetesLA
mapa do descaso
agenda
comida
dia mundial do diabetes
complicações
exames
hemoglobina glicada
hipoglicemia
tipo 2
pesquisas
A1C
cura
listas
IDF
dieta
encontro de blogueiros
linkagem
1 2 3 Testando
contagem de carboidratos
cuidados com os pés
medição
mochilando
Viagem
endocrinologista
cotidiano
medicamento
nutricionista
quero saber
bebida
blogagem coletiva
caneta de insulina
diagnótico
eventos
médico
posto de saúde
você viu
JDRF
ativismo
cuidados
diabetes
gorduras
hábitos
SBD
aplicativos
bomba de infusão
carboidratos
concurso cultural
descaso
dia-a-dia
dicas
downloads
educação em diabetes
entrevista
rotina
ALAD
agulhas
blog do mês
blue fridays
calor
campanhas
descoberta
encontros
exercício físico
oftalmologista
peptídeo C
peso
pré-diabetes
seringas
tipo LADA
vacinação
análogas
aplicação de insulina
audiência pública
cursos
círculo azul
diet
educadiabetes
epidemia
estatísticas
gravidez
livros
metas
motivação
para imprimir
saúde bucal
tipo MODY
DataDiabetes
DiabeteSinMitosEday
Joslin Diabetes Center
Mitos
avaliação física
medos
tipo gestacional
Prêmios
Entre em contato
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário