#DomandoaDiabetes: Como tratar uma hipoglicemia

diabetes, hipoglicemia, tratamento

Falei aqui já sobre o que é, quais são as causas e quais são os sintomas de uma hipoglicemia, os famosos casos de queda do nível de açúcar no sangue!

Então nada melhor que o segundo post deste mês seja sobre como tratar uma hipoglicemia! Acredite em mim, as pessoas erram muito neste quesito.

Teoricamente, o ideal é:

Paciente acordado, consciente: Oferecer um alimento assim que desconfiar que está hipoglicêmico (preferencialmente confirmado pela medição da glicemia na ponta do dedo). 
Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo:
1 colher de sopa rasa de açúcar com água
150 ml de refrigerante regular (não dietético) - 1 copo pequeno
150 ml de suco de laranja - 1 copo pequeno
3 balas de caramelo 
Aguarde 15 minutos e verifique a glicemia novamente. Caso permaneça menor que 79 mg/dl, repetir o esquema.
Paciente semi-consciente ou inconsciente: Nestes casos, o paciente não consegue mais ingerir alimentos. Não se deve insistir que o paciente se alimente, sob o risco de que aspire o alimento para o pulmão. A melhor opção é injetar glucagon – hormônio que faz o contrário do que a insulina faz, ou seja, aumenta a glicose no sangue. Sugere-se que a pessoa com diabetes (principalmente aquela que usa insulina) tenha sempre consigo uma ampola de glucagon para essas situações. A injeção é subcutânea, como a da insulina.
Outra opção é colocar um pouco de açúcar na mucosa das bochechas, na tentativa de que absorva alguma glicose e a pessoa acorde. Novamente lembramos a possibilidade do paciente aspirar. A administração intravenosa da glicose só deve ser realizada em ambiente hospitalar. 
Uma dica super bacana é seguir a Regra dos 15, que consiste em consumir 15 gramas de carboidrato de rápida absorção, esperar 15 minutos e medir de novo. Ou seja, consumir 15 gramas de carboidratos de fácil absorção para cada 20, 30 mg/dL que queremos aumentar em episódios de hipoglicemias. Esperar 15 minutos, medir a glicemia e repetir o procedimento caso não tenha melhorado.

hipoglicemia, tratamento, diabetes


Ainda não entendeu? Tem esse vídeo dos 2 Amigos e a Diabetes (canal do Youtube que vale super a pena seguir, curtir, compartilhar e se inscrever, é claro!) que explica melhor e de maneira bem didática essa regrinha que pode salvar a sua vida:



Vamos repetir aqui a importância de escolher os alimentos certos e mais ainda a quantidade necessária para corrigir uma hipo, para não ter uma hiperglicemia depois. Retomando:

1 colher de sopa rasa de açúcar com água
150 ml de refrigerante regular (não dietético) - 1 copo pequeno
150 ml de suco de laranja - 1 copo pequeno
3 balas de caramelo 

Vale ainda três balas daquelas moles e sucos de caixinha com açúcar (nada de pegar a opção light). E nada de usar chocolate, bolo da vovó, etc. Alimentos que contém gordura e/ou farinha retardam a absorção da glicemia, ou seja, em vez de subir rápido a sua glicemia, vai demorar, a hipo vai piorar, você pode perder a consciência e aí... Bom, isso é assunto para o próximo post!

E lembre-se de seguir as pílulas do conhecimento nas redes sociais (Face, Insta e Twitter - @adiabeteseeu) com a #DomandoaDiabetes!

Fontes:
http://www.diabetes.org.br/publico/perguntas-e-respostas/594-como-cuidar-de-uma-hipoglicemia

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário