#DomandoaDiabetes: MITO: Se não houver sintomas, o diabetes está controlado

sintomas, controle, diabetes
O tema do mês são mitos e verdades relacionado à diabetes. No primeiro post falei sobre a diferença entre alimento sem açúcar e zero carboidratos. E agora é hora de derrubar mais uma mureta!

#2: SE NÃO HOUVER SINTOMAS, O DIABETES PODE SIM ESTAR DESCONTROLADO

Muitos vão achar que este post está relacionado exclusivamente a diabetes tipo 2. Não se enganem, dependendo do mal controle alguns sintomas de hiper podem passar despercebidos por dias em qualquer tipo de diabetes!

O fato é que venho aqui alertar sobre a importância de medir a glicemia sempre e se atentar para os números que o glicossímetro mostra. Sem julgamentos!

O diabetes tipo 2 pode não apresentar sintomas físicos, mas isso não significa que esteja sob controle. O monitoramento constante da glicose no sangue é a única forma de certificar-se de que o diabetes está controlado.

Não dá pra ficar no achismo, pois quando aparecer um sintoma poderá ser tarde demais. Não medir é negligenciar a própria saúde.

Ah, mas tipo 1 é gritante, qualquer subidinha eu já passo mal e talz. Sério? Sempre? Nunca aconteceu de você ficar por alguns dias em hiper (seja por doença, TPM, falta de cuidado mesmo) que depois do primeiro mal estar a coisa "estabilizou"e você deixou meio de lado? Não vale mentir!

Já ouvi histórias de pessoas com DM1 que ficaram dias (sim, eu disse dias) sem medir. E quando mediram estava na casa dos 250, 350... Comigo mesma!!! Nas últimas férias, por conta de uma infecção passei dias em hiper sem nenhum sintoma. Isso significa que a minha diabetes estava indo bem? NÃO! Significa que em alguns casos o nosso corpo pode se acostumar com algumas situações.

O clichê é válido em todos os casos: a diabetes é SIM uma doença silenciosa. E SOMENTE medindo é que você vai saber a quantas anda a coisa toda.


Então sim, é mito:

sintomas, controle, diabetes
Mas calma, medir não precisa ser uma sentença de morte. Sem culpas, veja o número, respire fundo e tome uma atitude. Você não devia ter vergonha de uma hiper, mas sim de não fazer nada com relação a ela... Consecutivas vezes! Depende de nós mesmos a luta diária e vamos combinar: somos mais inteligentes do que um número em um aparelhinho! 

E se você acha hoje que não tem condições de lidar com números, que não consegue correr atrás do que é preciso, calma também! Existem associações, grupos de incentivo e etc que podem te ajudar nisso! Deixe seu comentário que eu posso ajudar indicando lugares e pessoas! Ter alguém do seu lado pode ser só o que falta!

Espero que tenham gostado. Semana que vem tem mais! E lembre-se de seguir as pílulas do conhecimento nas redes sociais (Face, Insta e Twitter - @adiabeteseeu) com a #DomandoaDiabetes!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário:

  1. realmente, eu possuo diabetes tipo 1 ha 5 anos e nunca tive sintomas,inclusive descobri por meio de exames de rotina e minha glicemia estava em 631 e eu não tinha sintoma nenhum, apenas emagreci excessivamente.
    Os diabeticos tem sim que controlar e medir todos os dias!!!

    ResponderExcluir