#MapadoDescasoDMBR: Ouvidoria do Ministério da Saúde

Expliquei no post passado sobre a nova proposta do Mapa do Descaso Diabetes Brasil. Nosso objetivo deixa de ser recolher depoimentos em um formulário independente e assim passamos a ser uma ferramenta de divulgação dos meios oficiais para essas denúncias.

Por que? Porque o barulho tem que ser na fonte do problema e só com registros lá sempre que tivermos um problema é que eles vão perceber que as ocorrências existem!

Além disso, criamos um outro mapa virtual onde são colocados e acompanhados (com status) os protocolos abertos nestes meios oficiais. Veja melhor aqui como funciona!

E o primeiro órgão que queremos que nos ouça é o Ministério da Saúde, responsável pelo SUS. Vamos ver como eles definem o trabalho da ouvidoria deles:

A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão. O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (DOGES) recebe as manifestações dos usuários do Sistema de Saúde (SUS) por meio de vários canais como: carta, internet, telefone e atendimento presencial.
O DOGES foi criado em 2003* e integra a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. Desde então, tem sido um canal democrático de estímulo à participação social, disseminação de informações em saúde e mediação entre o cidadão e os gestores do SUS para suprir e satisfazer as necessidades do usuário. O DOGES organiza as manifestações colhidas que retratam o serviço público, elabora relatórios gerenciais ou temáticos e direciona-os para gestores e organismos de controle social.
Um dos canais para o cidadão entrar em contato com a Ouvidoria é o Disque Saúde 136, onde o usuário pode manifestar suas reclamações, sugestões e elogios, além de solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde. Para as informações, os teleatendentes dispõem do Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS) com mais de 2 mil conteúdos sobre vários temas de interesse do usuário do SUS. As ligações são gratuitas e podem ser efetuadas de qualquer parte do país. 
O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.  
O DOGES tem como objetivo ampliar e consolidar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS (SNO), ou seja, a formação de uma rede de Ouvidorias que compartilhe a mesma concepção de trabalho eficaz e humanizado, contribuindo para a melhoria do Sistema Único de Saúde.
Veja competências e estrutura do Departamento de Ouvidoria do SUS (Doges) no Art. 38 do Decreto nº 8.901, de novembro de 2016.
*Decreto nº 4.726, de 9 de junho de 2003. 

Entendeu? Então corre lá e fala do atendimento médico do hospital público que não funciona, dos remédios que faltam nos postos de distribuição e até dos glicossímetros que não funcionam. Só não vale ficar calado engolindo sapo.

ouvidoria, ministério da saúde, mapa do descaso, diabetes


E depois manda pra gente seu nome completo, estado, cidade e o número do protocolo no e-mail mapadodescasodmbr@gmail.com e faça parte do nosso mapeamento!

Vem, gente!

Fonte:
http://portalms.saude.gov.br/participacao-e-controle-social/ouvidoria-do-sus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Um comentário:

  1. That's compared to with} a -2.7% return in the regular course of 1xbet roulette playing. European roulette does not solely offer you higher odds, however it additionally presents an amazingly entertaining playing experience, similar to the one offered by the American model. If you are be} new to the sport, positive you|ensure you|be sure to} look for the European model first and begin practicing your skills on it first. Based on the principles of the classic American roulette sport, merely place you chips on the table by either utilizing the joy-con or tapping on the display. Roulette uses a sophisticated physics engine that simulates the ball's clean movement just like the true sport.

    ResponderExcluir