[Quero saber] Sintomas pouco comuns da diabetes

sintomas, diabetes, incomuns, quero saber


O note fez uma tentativa frustrada de suicídio ontem, então o post atrasou um dia para entrar no ar! Mas tá bem interessante!

Tem sintomas da diabetes que já podemos considerar clássicos, não é mesmo? Como sede excessiva, fazer muito xixi, uma fome danada, perder peso, cansaço e até câimbras.

Mas tem outros sintomas que combinados entre si ou com os citados acima também podem ser um alerta e um chamado para uma visita no médico. Vale ficar atento:

1. Gengivite ou sangramentos incomuns na gengiva


Para quem tem diabetes, o sangramento na gengiva é um problema constante, e não é à toa. O sangue doce aumenta a proliferação de bactérias no organismo, principalmente na mucosa da boca. Ali, elas se proliferam e deixam a gengiva não só mais suscetível a sangramentos, como também mais sensível e inchada.
Eu lembro que antes de descobrir a diabetes tive duas ocorrências de gengivite e estava achando bizarro. Mesmo escovando direitinho e passando fio dental, as benditas pouco melhoravam ou voltavam pouco tempo depois. É importante entender que o excesso de açúcar no sangue aumenta sim esses casos e que isso pode ser um sinal vermelho, literalmente.

2. Pele seca com coceira e/ou descamação


Quando a glicose no sangue está acima dos valores saudáveis, a pele pode ressecar, causando coceira e descamação. 

Pode-se sentir uma coceira nas mãos, nos braços, nas pernas e nos pés. Por isso, se notar que algo irrita a pele ou sente coceira, deve analisar se pode ser causado pelo clima. Se não for o caso, procure fazer um exame de glicose no sangue. A diabetes afeta a circulação sanguínea e as extremidades são as áreas mais propensas a apresentar irritação na pele.
As muitas idas ao banheiro fazem com que as pessoas com diabetes eliminem muito líquido, desidratando partes do corpo, como o couro cabeludo.

Também causa dermatite seborreica, conhecida comumente como caspa. Como a pele é o maior órgão do corpo, pode se estender a todo o couro cabeludo. Além disso, o estado inflamatório desta área traz as condições propícias para o aumento do fungo Pityrosporum, causador da caspa. O microrganismo se instala, utiliza a gordura do couro cabeludo como alimento, e tende a se espalhar rapidamente em poucos dias, manifestando-se em pequenas escamas brancas.

3. Infecção urinária


Não só ela, mas outras infecções de um modo geral, como candidíase.

Quem tem diabetes fica com o corpo mais exposto às infecções quando a glicemia está acima de 250 mg/dl. Isso acontece porque os nossos mecanismos de defesa contra infecções funcionam com menor eficiência. Além da glicemia elevada, a pele seca e a coceira aumentam as chances da pele sofrer lesões, facilitando a entrada de bactérias. 

4. Sensação de surdez


Aquele momento em que você percebe que antes assistia a TV no volume 20 e agora tem que por no 30. Ou ainda fica pedindo para os outros repetirem o que disseram porque não entendeu. Ter piora na audição pode ser um sintoma que você está ignorando:

Um estudo do National Institute of Health sugeriu que a perda auditiva pode ser um sintoma inicial de diabetes: pessoas com níveis de açúcar no sangue acima do normal que ainda não atingiram os critérios de diabetes têm 30% mais chance de ter dano auditivo do que aquelas com níveis saudáveis de glicose . Os pesquisadores acreditam que o diabetes danifica os vasos sanguíneos e os nervos do ouvido interno, levando a uma audição abaixo da média.

Resumindo, é sempre bom estarmos atentos ao nosso corpinho e a qualquer coisa de diferente que nos aconteça. Esses sintomas sozinhos podem não ser nada, mas juntos podem apontar que você precisa dar mais atenção a você mesmo. Vale um check up, alguns exames e ficar com a mente tranquila. Ou, caso seja mesmo diabetes, ter um diagnóstico precoce, o que ajuda a normalizar os índices de glicemia o quanto antes evitando maiores consequências.

Conte aqui nos comentários se você tem ou teve algum desses sintomas quando foi diagnosticado e se percebê-los o ajudou a procurar o médico mais rápido! 
Fala! Fala! Fala!

Fontes:
http://fabianascaranzi.com.br/sintomas-incomuns-da-diabetes-pra-voce-ficar-de-olho/
https://melhorcomsaude.com.br/5-sintomas-pouco-conhecidos-diabetes/
http://gliconline.net/diabetes-e-infeccoes/
https://www.prevention.com/health/a20445985/surprising-diabetes-symptoms/

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário